Como uma mãe expectante, você pode ponderar a segurança de beber chás de ervas durante a gravidez. Comumente usada para dar sabor a pratos culinários, a sálvia tem sido usada como um remédio herbal para várias condições de saúde durante séculos. Embora a especiaria seja geralmente segura de consumir durante a gravidez, quantidades concentradas encontradas no chá e suplementos podem ser inseguras para gestantes. Consulte a sua parteira ou obstetra antes de beber chá de sálvia ou qualquer outro chá de ervas durante a gravidez.
Benefícios Propostos
Sage tem sido usado por muitos séculos para tratar uma variedade de doenças. As culturas mediterrânicas usaram a erva para aumentar a fertilidade, melhorar a memória, reduzir o ingurgitamento durante o desmame e aliviar os sintomas da artrite. Os defensores do chá sálvia afirmam que a erva funciona como um gargarejo para tosse, dor de garganta ou laringite e pode tratar a ansiedade e a transpiração excessiva. Mais pesquisas científicas são necessárias para determinar a validade dessas alegações. Não use chá de sálvia para tratar qualquer uma dessas condições durante a gravidez sem antes consultar um médico especializado.
Chás de ervas
Embora os chás de ervas, como o chá de sálvia, forneçam nutrientes essenciais, inclusive ferro, cálcio e magnésio, eles podem não ser adequados para consumo durante a gravidez. Como uma bebida sem cafeína, os chás de ervas parecem ser uma alternativa segura aos chás e cafés que não são à base de ervas durante a gravidez. A preocupação, no entanto, não é a cafeína, mas a falta de evidências científicas sobre chás de ervas e seus efeitos sobre o desenvolvimento fetal. A Associação Americana de Gravidez afirma que os chás de ervas feitos com quantidades concentradas da erva são considerados inseguros e devem ser evitados durante a gravidez.
Potenciais Efeitos Colaterais
O chá de sálvia, como outros chás de ervas ou suplementos, pode causar efeitos colaterais. Os efeitos adversos relatados incluem boca seca, inflamação dos lábios e irritação oral. Consumir quantidades excessivas de chá de sálvia pode causar efeitos colaterais graves, como dor abdominal, tontura ou vômito. Em casos raros, altas doses da erva podem causar convulsões ou danos ao fígado. Procure atendimento médico imediato se você tiver efeitos colaterais graves.
Aviso De acordo com a Associação Americana de Gravidez, o sábio, quando consumido em quantidades concentradas, pode ser prejudicial durante a gravidez. Mais pesquisas científicas são necessárias para determinar a segurança e eficácia do chá de sálvia durante a gravidez. Desde a publicação, as doses recomendadas da erva para mulheres grávidas não foram estabelecidas. Evite o chá de sálvia se tiver diabetes, doença renal ou epilepsia. Sempre consulte seu médico antes de tomar chá de sálvia.