Kombucha e kefir são bebidas fermentadas e muitas vezes são promovidos por seus muitos benefícios para a saúde. Embora as duas bebidas sejam semelhantes em muitos aspectos, também existem algumas diferenças importantes entre as duas. Se você obtiver kombucha ou kefir de fontes não comerciais, certifique-se de inspecionar o local de produção quanto à limpeza e saneamento para evitar efeitos negativos à saúde.
Kombucha
O chá de Kombuchá é produzido permitindo uma cultura de levedura, conhecida como o cogumelo do kombuchá, para infusão em uma mistura de chá e açúcar por cerca de uma semana. Durante o processo de fermentação, uma nova cultura menor, conhecida como cogumelo bebê, é produzida. O cogumelo bebê é muitas vezes passado para outras pessoas que querem fazer kombucha em casa. Embora o chá de kombucha produzido comercialmente possa ser comprado, a maioria das pessoas o prepara em casa, segundo a American Cancer Society. Cápsulas de Kombuchá e extrato também estão disponíveis.
Sobre o Kefir
Ao contrário do kombucha, que combina chá e uma cultura de levedura, o kefir é produzido pela combinação de qualquer tipo de leite com uma cultura viva de grãos de kefir. De acordo com o Centro Nacional de Preservação de Alimentos da Universidade da Geórgia, a produção de kefir se originou como um meio de preservar o leite antes que a refrigeração estivesse disponível. Os grãos de kefir e leite são geralmente autorizados a fermentar por cerca de 24 horas. A mistura é então despejada através de uma peneira para remover os grãos de kefir, e pode ser consumida ou simples ou aromatizado com frutas e adoçantes. Benefícios
Kombuchá chá contém ácidos que podem ajudar a eliminar toxinas do digestivo sistema e fígado, relatórios nutricionista Ashley Koff no Huffington Post. De acordo com a American Cancer Society, o chá de kombuchá é especialmente popular entre os idosos e pacientes com AIDS, já que se diz que reduz os efeitos do envelhecimento e melhora a imunidade. Kefir é frequentemente promovido por seus benefícios digestivos. Um estudo relatado na edição de maio de 2003 do "Journal of American Dietetic Association" demonstrou a capacidade do kefir de melhorar a digestão da lactose em adultos com intolerância à lactose.
Segurança
Tanto o kombucha quanto o kefir apresentam preocupações de segurança. Os produtos que são produzidos em ambientes domésticos podem não ser tão bem regulados quanto os produtos comerciais, o que pode causar um crescimento bacteriano indesejável. Para benefícios de saúde ideais, certifique-se de obter kefir e kombucha de fontes confiáveis. O consumo excessivo de chá de kombuchá tem sido associado à acidose láctica, uma condição potencialmente grave. O Centro Nacional de Preservação de Alimentos Domésticos aconselha qualquer pessoa com baixa imunidade a evitar produtos de kefir, devido à possibilidade de infecção por certas bactérias. Para reduzir o risco de contaminação, escolha o kefir feito com leite pasteurizado.