Mamografia
Segundo a RadiologyInfo.org, uma mamografia de rastreamento usa radiação de baixa dose para radiografar os seios. Uma mamografia é um teste não invasivo. A mamografia geralmente é agendada depois que seu médico discute quaisquer condições de saúde da mama, incluindo histórico médico e uso de terapia hormonal com você. Um técnico de radiação posicionará o seio em uma plataforma na unidade de mamografia. Uma pá de plástico transparente é baixada sobre o peito, comprimindo-o. A compressão da mama é necessária para evitar o obscurecimento de qualquer anormalidade. Duas visualizações são feitas de cada mama e os filmes são avaliados por um radiologista.
Resultados anormais de mamografia
Aproximadamente 5% de todas as mamografias mostram um resultado anormal que requer estudos de acompanhamento, de acordo com a Partnership for Breast Care. . Um nódulo ou massa geralmente aparece em uma mamografia. Se o nódulo tiver bordas bem definidas, como cistos e tecido mamário fibrocístico, geralmente é benigno. Uma massa que mostra uma borda irregular indica um possível câncer e uma biópsia mamária pode ser solicitada. Uma mamografia anormal também mostrará a presença de qualquer calcificação no tecido mamário.
Causas da calcificação da mama
De acordo com a Harvard Health Publications, a calcificação da mama é vista em 50% das mulheres acima de 50 anos e em 10% de mulheres que são mais jovens. Não há sintomas, então eles são diagnosticados por mamografia. Calcificações aparecem como pontos ou linhas brancas. As calcificações da mama podem ser causadas por lesões na mama, por trauma ou tratamento com radiação. Pode haver calcificação dentro de uma artéria suprindo a mama e em alguns cistos. A calcificação também pode ocorrer dentro do tecido glandular de uma mulher que amamenta. O carcinoma ductal in situ, um tumor maligno, também apresentará calcificações.
Classificação das calcificações e tipos de mama
As calcificações encontradas no tecido mamário são classificadas de acordo com a distribuição, observa Radiology Assistant. Calcificações difusas ou dispersas podem aparecer isoladamente ou em múltiplas áreas ao redor do seio e são tipicamente benignas. Calcificações regionais espalhadas em uma área maior do tecido mamário são geralmente benignas. No entanto, calcificações segmentares que aparecem em ductos geralmente indicam malignidade. Calcificações agrupadas de cinco ou mais ocorrendo nas proximidades podem indicar malignidade, assim como as calcificações lineares que aparecem em uma linha. Eles geralmente indicam uma malignidade crescendo em um ducto inteiro. Macrocalcificações são calcificações maiores tipicamente associadas a um processo benigno, como uma lesão antiga, enquanto microcalcificações, que são minúsculas, podem aparecer onde as células estão se dividindo rapidamente, como uma malignidade.
Biópsia de mama