Se você não for uma pessoa matutina ou precisar de um bom começo para o dia, poderá recorrer a uma fonte de cafeína para ajudar a acordar. A cafeína é um produto vegetal que atua no seu sistema nervoso central como estimulante. Seu corpo pode responder à cafeína de várias maneiras, desde um aumento da frequência cardíaca, temperatura corporal e produção de urina até tonturas e alterações no apetite. Dependendo da quantidade que você consome, você pode sentir efeitos até seis horas após a ingestão de cafeína, observa os Serviços de Saúde da Universidade de Michigan. Com certas condições médicas, como hipertensão arterial, doença renal crônica e doenças cardíacas, seu médico pode recomendar uma dieta livre de cafeína.
Muita coisa para comer
A cafeína é encontrada nas folhas e sementes de plantas ou é adicionado aos alimentos. Quando você está à procura de opções sem cafeína, você pode desfrutar de carnes magras, feijão, pães integrais e arroz, cereais, leite desnatado e iogurte, além de muitas frutas e vegetais como parte de uma dieta saudável. As gorduras adicionadas consumidas com moderação, como manteiga, margarina ou creme, também não contêm cafeína.
Doces e condimentos para o pensamento
Fontes de cafeína que você pode não considerar podem ser encontradas em doces e alimentos com sabor. Selecione variedades sem cafeína desses alimentos em uma dieta restrita - por exemplo, escolha uma trilha sem chocolate ou lanches e sorvetes e passas com cobertura de iogurte. Em vez de alimentos com sabor de café, que podem conter uma quantidade limitada de cafeína, opte por um iogurte ou milk-shake com sabor a baunilha ou frutas.
Enquanto você deve consumir todos os salgadinhos com moderação, a maioria batatas fritas, salgadinhos, pipoca, salgadinhos e geleias comuns não contêm cafeína em seus ingredientes. Certas jujubas e chicletes podem ter adicionado cafeína, por isso leia os rótulos dos alimentos para identificar esses itens.
Monitoramento das bebidas que você bebe é importante em uma dieta livre de cafeína. As fontes dietéticas de cafeína vêm do café regular ou mesmo descafeinado, chá verde e preto, bebidas energéticas, refrigerantes e aditivos para bebidas. Chás de ervas fermentados - quentes ou frios - são boas opções de bebidas, assim como água e soda. Verifique o rótulo em bebidas energéticas, refrigerantes e bebidas aromatizadas. A menos que declarem especificamente que estão livres de cafeína, muitos adicionaram ou fontes naturais de cafeína. , , ] ]