Pílulas de cafeína
A cafeína é uma droga que ocorre naturalmente em certos alimentos à base de plantas, como grãos de café, grãos de cacau e folhas de chá. A cafeína também é produzida sinteticamente para uso em medicamentos e como aditivo em certas bebidas, como refrigerantes. Pílulas de cafeína não se destinam a uso a longo prazo e podem causar efeitos colaterais desagradáveis, como irritabilidade, insônia, vômitos, tremores e diarréia, de acordo com MayoClinic.com. Pílulas de cafeína são comumente usadas para aumentar a agilidade mental, mantê-lo acordado por mais tempo e fornecer mais energia. Este suplemento não deve ser consumido com outras formas de cafeína.
Overdose
Dores de estômago que se desenvolvem depois de tomar pílulas de cafeína são um sinal comum de overdose de cafeína, de acordo com MedlinePlus. Embora a cafeína esteja ocorrendo naturalmente em vários alimentos à base de plantas, ainda é considerada uma droga que pode causar uma overdose. Outros sintomas além da dor de estômago incluem tontura, febre, dificuldade para respirar, confusão, convulsões, taquicardia, vômitos, aumento da micção, espasmos musculares e alucinações. Se você suspeitar que você teve uma overdose de pílulas de cafeína, ligue para 911 ou controle de veneno imediatamente. É possível sobredosagem tomando pílulas de cafeína e consumindo cafeína de outras fontes, como café.
Dosagem recomendada
As pílulas de cafeína são recomendadas apenas para adultos e não devem ser tomadas por crianças com menos de 12 anos sem recomendação de um médico. Drugs.com afirma que a dose recomendada para adultos é de 100 a 200 mg de cafeína a cada 3 a 4 horas, sem exceder mais de 1.000 mg em um período de 24 horas. A média de 8 oz. xícara de café contém entre 102 e 200 mg de cafeína, cola genérica contém cerca de 20 mg por 12 onças e um 8 oz. xícara de chá preto contém cerca de 53 mg, de acordo com o Centro de Ciência no Interesse Público.
Se você tiver uma overdose de pílulas de cafeína, você vai precisar de atendimento médico de emergência em um hospital. Os tratamentos comuns para a superdosagem de cafeína incluem ECG, laxantes, suporte respiratório, carvão ativado, lavagem gástrica e tratamento para batimentos cardíacos irregulares, de acordo com o MedlinePlus.