Ginkgo é um suplemento de ervas que pode ter benefícios para a aprendizagem, memória e função cognitiva geral. A cafeína é um estimulante mais comumente encontrado no café e no chá e usado para melhorar o estado de alerta mental e a vigília. Apesar da popularidade do ginkgo e da cafeína em bebidas energéticas e suplementos, pouco se sabe sobre como o ginkgo e a cafeína interagem. Converse com seu médico para saber mais sobre como a cafeína e o ginkgo podem afetar sua condição de saúde específica.
Ginkgo
Os extratos da erva ginkgo são mais comumente usados para tratar condições associadas à memória e à cognição. De acordo com o MedlinePlus, o ginkgo pode aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e pode ser eficaz para o tratamento de problemas de memória associados à doença de Alzheimer em idosos. Ginkgo também pode aumentar o fluxo sanguíneo para outras partes do corpo e pode ser usado para tratar alguns problemas de circulação. Embora o ginkgo tenha se mostrado eficaz em ajudar os idosos com perda de memória, o ginkgo também pode ter efeitos positivos no aprendizado e na memória de pessoas jovens e de meia-idade.
Cafeína
A cafeína é uma substância encontrada em chocolate, café e chá que estimula a função mental. Enquanto a cafeína pode promover alerta e vigília, os efeitos da cafeína no aprendizado e na memória são menos conhecidos. Estudos em camundongos de laboratório sugerem que a cafeína pode melhorar a função da memória em indivíduos com Alzheimer, de acordo com um relatório publicado no Science Daily. Algumas pesquisas descritas pelo Instituto Nacional de Saúde Mental sugerem que o uso da cafeína pode piorar a formação da memória.> Combinação
Não se sabe muito sobre como a cafeína e o ginkgo podem funcionar juntos para melhorar o pensamento e a memória. Drugs.com explica que a combinação de cafeína e ginkgo não é susceptível de ter efeitos negativos em pessoas saudáveis. Ginkgo pode reverter alguns dos efeitos colaterais da cafeína, de acordo com estudos em camundongos detalhados no "Journal of Natural Products". Ginkgo e cafeína em combinação com ginseng e açúcar também foram encontrados para promover a atenção mental e memória em seres humanos em "Psychopharmacology."
Recomendações
Quando usado moderadamente em combinação, a cafeína e o ginkgo provavelmente não terão efeitos adversos em pessoas saudáveis. Em algumas circunstâncias, o ginkgo e a cafeína podem ajudar a promover a vigília e melhorar a memória, mas são necessárias mais pesquisas para determinar exatamente o quão útil essas substâncias podem ser para a formação da memória. Se você tem uma condição de memória, converse com seu médico para saber mais sobre os benefícios do ginkgo e da cafeína. , , ] ]