Quando você toma um cappuccino fumegante ou engole seu refrigerante favorito, consome cafeína, um estimulante do sistema nervoso central que modifica seus sentimentos e comportamento. Para algumas pessoas, os efeitos da cafeína no sistema nervoso central podem causar sérios problemas que incluem mudanças no humor. Ronald Griffiths, professor de psiquiatria e neurociência da Universidade Johns Hopkins, indica que a cafeína é a droga mais usada no mundo que modifica o comportamento e o humor.
Cafeína e Depressão
Uso pesado a longo prazo cafeína pode estar relacionada à depressão, relata Drugs.com. Limite ou evite a cafeína se for sensível aos seus efeitos, recomenda o psiquiatra da Mayo Clinic, Dr. Daniel K. Hall-Flavin. A privação do sono pode piorar sua condição se você estiver deprimido, e a cafeína evita adormecer e permanecer dormindo durante a noite. Parar a cafeína abruptamente pode aumentar seus sintomas de depressão, irritabilidade, fadiga e dores de cabeça. Uma alternativa preferível para abandonar a cafeína abruptamente é substituir gradualmente os alimentos e bebidas descafeinados ou sem cafeína.
Toxicidade da cafeína
Em um estudo publicado na edição de janeiro de 2009 da "Drug and Alcohol Dependence", relataram pesquisadores que o uso crescente de bebidas energéticas cafeinadas aumenta o risco de toxicidade por cafeína. "O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais de Saúde" reconhece a intoxicação por cafeína, ou toxicidade por cafeína, como uma síndrome clínica resultante do consumo excessivo de cafeína. Os sintomas da toxicidade da cafeína, que incluem nervosismo, ansiedade, insônia, inquietação e agitação psicomotora, podem assemelhar-se a sintomas de ansiedade clínica e transtornos do humor. Os pesquisadores sugerem que fatores genéticos podem influenciar seus fatores de risco para os problemas associados à toxicidade, retirada e dependência da cafeína.
Retirada de cafeína
Johns Hopkins Medicine revisou 57 estudos e nove pesquisas relacionadas à retirada de cafeína para identificar Os sintomas incluíram humor disfórico caracterizado por irritabilidade e depressão, dificuldade de concentração e sintomas semelhantes aos da gripe. A gravidade dos sintomas de abstinência pode coincidir com a quantidade de cafeína consumida. Pesquisadores relataram que uma xícara diária de café, contendo 100 miligramas de cafeína, pode criar dependência de cafeína. Você pode esperar que os sintomas da abstinência de cafeína apareçam de 12 a 24 horas após a cessação da cafeína, com os sintomas atingindo um máximo de um a dois dias. Recomendações Embora a Food and Drug Administration dos EUA relate que o efeito primário de cafeína no sistema nervoso central é ajudar você a se sentir temporariamente mais alerta, pode causar problemas mais sérios relacionados a mudanças no humor. Pesquisas adicionais são necessárias para determinar se fatores genéticos podem predispor alguns indivíduos à depressão e humor disfórico associado à dependência de cafeína, abstinência e toxicidade.
, , ] ]