O café é usado por muitas pessoas como um impulso pela manhã. Mas toda parte superior vem com o impacto, e o café não é diferente. Na verdade, as desvantagens da cafeína podem afetar não apenas sua energia, mas o funcionamento de mecanismos importantes no corpo. Isso inclui sua influência na glândula adrenal e sua liberação de adrenalina.
A função da cafeína
A cafeína é um estimulante. Ativa o sistema nervoso central e pode fazer você se sentir alerta e energético. Mas também pode levar a uma atividade aumentada em outras partes do corpo. Dependendo de quanto você consome cafeína em um dia, você pode sentir um aumento de nervosismo ou tremor. Seu batimento cardíaco pode aumentar, e certas glândulas podem aumentar sua produção.
Adrenalina
A adrenalina é um hormônio liberado pela glândula adrenal. É um hormônio desencadeado por estresse que se destina a aumentar sua força física por um curto período de tempo. A liberação do hormônio é marcada por uma freqüência cardíaca elevada, pressão arterial elevada e um aumento de sua energia, de acordo com a Dra. Christiane Northrup. A cafeína pode desencadear a liberação desse hormônio, dando-lhe uma explosão rápida de energia e força física, seguido por um acidente marcado por fadiga e irritabilidade, em alguns casos.
Controvérsia
Os médicos discordam sobre exatamente como a cafeína afeta liberação do seu corpo de adrenalina, ou se isso afeta as glândulas supra-renais em tudo. Projeto ciente lista a cafeína como uma substância a ser evitada quando você está sofrendo de fadiga adrenal, e o Centro Médico da Universidade de Maryland diz o mesmo sobre a fadiga crônica, que pode estar relacionada às glândulas supra-renais. Um relatório da Brown University Health Education afirma que a cafeína estimula a glândula adrenal a produzir mais adrenalina, o que pode aumentar a pressão arterial.
Considerações
Converse com seu médico se você estiver preocupado com os efeitos do café em suas glândulas supra-renais. Seu médico pode ter sugestões sobre como lidar com o consumo de cafeína, inclusive reduzindo ou até mesmo interrompendo o uso da cafeína. Esteja ciente de que outros fatores fora do uso de cafeína podem influenciar suas glândulas supra-renais e a liberação de adrenalina. O café descafeinado é uma alternativa à bebida com cafeína que pode ser consumida sem representar riscos relacionados ao uso de estimulantes na forma como o corpo libera adrenalina.