Herbicidas são substâncias químicas venenosas que são usadas para matar plantas indesejadas, e são consideradas um tipo de pesticida. Eles são freqüentemente usados em casa e na fazenda e representam um sério risco à saúde de adultos, mas são especialmente perigosos para crianças e animais de estimação. A Universidade Texas A &M observa que a exposição a herbicidas pode produzir sintomas leves, como erupções cutâneas, náuseas e dores de cabeça; sintomas mais perigosos, como convulsões e convulsões; e até a morte.
Herbicidas são comumente encontrados como líquidos ou pós, e às vezes são pré-misturados em produtos fertilizantes. Herbicidas são classificados de acordo com os tipos de plantas que eles afetam. Herbicidas de amplo espectro matam qualquer planta na qual eles são aplicados, enquanto herbicidas seletivos são projetados para atacar apenas certos tipos de plantas. Os herbicidas de contato afetam apenas a parte de uma planta que a substância química toca, enquanto os herbicidas sistêmicos são projetados para serem introduzidos na planta através de suas raízes ou absorvidos através de suas folhas e caules. Herbicidas sistêmicos matam toda a planta. Embora muitos herbicidas modernos sejam menos tóxicos que seus antecessores, eles ainda são venenos e devem sempre ser manuseados com cautela.
Irritação da pele e reações alérgicas
Segundo a Universidade de Missouri, os herbicidas são projetados para serem tóxicos às plantas, mas em geral não são altamente tóxicas para os mamíferos. As irritações da pele são alguns dos efeitos mais comuns quando uma pessoa entra em contato com herbicidas e tem maior probabilidade de ocorrer em áreas expostas, como mãos e antebraços. Alguns produtos químicos podem queimar a pele e devem ser lavados imediatamente com água fria. O Departamento de Assuntos de Veteranos confirma que a cloracne, uma forma de acne, está associada à exposição ao Agente Laranja. Pode ser leve ou grave e durar vários anos. Em casos graves, a pele pode engrossar e descamar. Durante a Guerra do Vietnã, os militares dos EUA pulverizaram milhões de galões do herbicida Agente Laranja entre 1961 e 1971, em uma tentativa de desfolhar árvores na selva e privar o inimigo de comida e cobertura.
Câncer
O Departamento de Assuntos de Veteranos reconhece que o herbicida Agente Laranja é responsável por uma ampla gama de problemas de saúde em veteranos do Vietnã, incluindo vários tipos de câncer. A Academia Nacional de Ciências concluiu que havia uma correlação positiva entre a incidência da doença de Hodgkin, um câncer do sistema linfático e a exposição ao herbicida Agente Laranja. O VA também observa que o linfoma não-Hodgkin também está associado à exposição ao desfolhante. Herbicidas também são suspeitos como causas de câncer de próstata, câncer de pulmão e brônquios, e câncer de laringe e traqueia.
Alguns herbicidas podem causar distúrbios do sistema nervoso, como a neuropatia periférica. . Os primeiros sintomas desta doença incluem dormência e formigamento nos dedos e dedos, gradualmente se espalhando para incluir as mãos e os pés. Dor pode estar presente, bem como fraqueza muscular e sensibilidade ao toque. Neuropatia periférica aguda ocorre dentro de algumas semanas após a exposição. A VA cita a neuropatia periférica como outro sintoma de exposição ao agente laranja.
Efeitos em crianças
Crianças e bebês correm um risco maior de doenças causadas por herbicidas do que adultos. Segundo a EPA, porque as crianças ainda estão em desenvolvimento, seus sistemas imunológicos são menos capazes de protegê-los de danos causados por herbicidas. As crianças também são mais propensas a brincar em áreas que as expõem a produtos químicos, como a rolagem no chão ou no gramado. A exposição suave pode resultar em queixas de tontura e náusea, mas os herbicidas também podem causar danos neurológicos e no desenvolvimento de crianças.
Animais de estimação
Animais de estimação podem ser envenenados por herbicidas ao entrar em contato com os produtos químicos quando estão fora , mas os herbicidas mantidos em casa também podem ser um problema se forem armazenados onde os animais de estimação podem chegar até eles. Animais de estimação podem ingerir herbicidas mastigando plantas ou brinquedos que foram contaminados, ou quando se lambem após entrar em contato com o produto químico. Animais que trazem herbicidas para dentro da casa podem espalhar os produtos químicos pela casa e deixar resíduos em móveis e tapetes. , , ] ]