casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Lista de quimioterapia vesicante

"Core Curriculum of Oncology Nursing" descreve uma quimioterapia vesicante como medicamento que pode causar danos às células e tecidos se vazar no tecido subcutâneo. Esse vazamento é chamado de extravasamento. O extravasamento desses medicamentos geralmente ocorre durante a infusão da quimioterapia e os sintomas podem ocorrer até 12 horas após a infusão. Podem ocorrer reações de dor, inchaço e hipersensibilidade. Morte tecidual extensa pode ocorrer. Esse tipo de morte celular é considerado uma emergência oncológica.

Antibióticos Antitumorais

O livro "Medicina do Câncer" afirma que os antibióticos antitumorais podem causar o pior dano tecidual. Os vesicantes de quimioterapia neste grupo incluem doxorrubicina, daunorrubicina, mitomicina, idarrubicina, epirrubicina e actinomicina. Esses tipos de vesicantes continuam a causar morte do tecido meses após o extravasamento. Elevação do braço e compressas frias são o tratamento inicial para este tipo de extravasamento. Injeções de esteróides e outros medicamentos podem ser úteis na prevenção de danos permanentes ou extensos.

Mechlorethamine

Este medicamento é derivado da mostarda nitrogenada e é altamente tóxico. Este medicamento pode causar danos extensos de acordo com o "Cancer Medicine". Ao contrário dos antibióticos antitumorais, a mecloetamina não continua matando os tecidos semanas ou meses após a administração. Se ocorrer extravasamento, o fabricante desta droga recomenda pacotes de gelo e injeções de tiossulfato de sódio isotônico na área afetada.

Alcalóides de Vinca

Estes agentes quimioterápicos são à base de plantas e são conhecidos vesicantes. Eles causam menos danos do que a mostarda e antibióticos antitumorais, mas ainda são potencialmente perigosos. Vesicantes nesta categoria incluem vinblastina, vinorelbina e vincristina. As recomendações para o tratamento incluem compressas mornas após a ocorrência de vazamentos e injeções de uma droga chamada hialuronidase à vista do vazamento.

Taxanos

Taxanes são uma classe de quimioterapia que também é baseada em plantas. Estes medicamentos incluem paclitaxel, docetaxel e Abraxane. Vazamentos de taxano também são tratados com injeções de hialuronidase. Compressas mornas não são recomendadas para taxanes. Alguns médicos usarão compressas frias após o extravasamento.

Outras quimioterápicas vesantes

Muitas outras drogas quimioterápicas são consideradas vesicantes. Estes incluem amsacrina, etoposido, estreptozocina, oxaliplatina e ifosfamida. Além disso, o "Core Curriculum for Oncology Nursing" lista cisplatina, dacarbazina, mitoxantrona e carmustina como vesicantes quando administrados em altas doses.

, , ] ]