Quando você se exercita, pode esperar que os músculos do abdômen, braços ou pernas fiquem doloridos, mas não a língua. A dor na língua durante e após o exercício geralmente é temporária e raramente causa preocupação médica. Muitas vezes, você pode prevenir ou tratar a dor na língua com mudanças nos hábitos alimentares, odontológicos e de exercícios. Se a dor persistir ou se você notar sintomas adicionais, consulte um médico.
Você pode se sentir mais sedento do que o habitual depois de completar o treino ou ter uma boca mais seca do que o normal após o exercício. A dor na língua pode até interferir na sua capacidade de se reidratar depois de terminar o exercício ou de engolir durante e após o exercício. A dor na língua pode ocorrer cada vez que você se exercita, ou apenas após a realização de certos tipos de exercício, e a dor pode durar apenas alguns minutos ou continuar por vários dias. Consulte o seu médico se você desenvolver sintomas adicionais, como inchaço, dificuldade para respirar ou dormência em suas extremidades. Estes podem ser sinais de uma condição médica grave.
Causas
Se a sua boca ficar muito seca durante o exercício devido à desidratação ou respiração pela boca, poderá sentir uma sensação dolorosa e ardente na sua língua. Outros hábitos orais como triturar os dentes quando você se exercita ou aperta a mandíbula também causam dor na língua. De acordo com MayoClinic.com, sua dor na língua pode ser devido a causas psicológicas, como preocupações excessivas com sua saúde, depressão ou ansiedade. A exposição a irritantes e alérgenos, como pólen no ar, poluição do ar ou fumaça durante o exercício, ou alergia ao exercício também pode levar à dor na língua. Raramente, uma condição chamada arterite de células gigantes é a causa da dor na língua. Esta condição ocorre mais frequentemente em pessoas com mais de 72 anos, de acordo com o Centro de Vasculite Johns Hopkins.
Manter-se hidratado antes, durante e após o treino, bebendo água ou soluções eletrolíticas tratará a dor na língua uma boca seca durante o exercício. Se tiver hábitos orais como triturar os dentes, seu dentista pode recomendar o uso de protetor bucal durante o exercício, bem como exercícios orais. Medicamentos e aconselhamento psicológico podem ajudar a reduzir a dor na língua devido a preocupações psicológicas. Se você tem alergias ou é sensível a irritantes ambientais, discuta a possibilidade de tomar um medicamento anti-histamínico com seu médico, pois isso pode reduzir ou eliminar a dor na língua. Seu médico pode prescrever prednisona para tratar alergias graves ou arterite de células gigantes.
Exercício em um ambiente controlado pelo clima ajuda a prevenir a dor na língua resultante do contato com irritantes e alérgenos durante o exercício. Alternativamente, faça exercícios no final do dia ou depois de uma chuva, quando as contagens de pólen forem menores. Evitar o exercício em condições climáticas extremas que aceleram a desidratação ajuda a evitar que a sua língua sofra. Monitorar seus níveis de estresse e ter tempo para relaxar ajuda a evitar a dor na língua devido a causas psicológicas.