Enxaguamento anti-séptico oral de gluconato de clorexidina é utilizado para o tratamento da gengivite, um tipo de doença da gengiva. A clorexidina inibe o acúmulo e a maturação das colônias bacterianas, prevenindo, assim, a gengivite e reduzindo a inflamação associada, o inchaço e o sangramento das gengivas. Os efeitos colaterais da clorexidina via oral podem variar de sintomas leves como dores de cabeça e boca seca a condições perigosas, como infecções do trato respiratório superior.
Efeitos colaterais comuns
Enxaguamento oral com clorexidina foi relatado como causador de uma alteração percepção do paladar, e um aumento na formação de tártaro, boca seca e falta de ar. Embora a maioria dos efeitos colaterais associados à lavagem oral com clorexidina seja leve, de acordo com MayoClinic.com, a clorexidina pode causar efeitos colaterais graves, como dormência, inchaço das glândulas salivares e úlceras na boca.
Coloração Oral
De acordo com o Drugs.com, um estudo clínico com lavagem oral de gluconato de clorohexidina mostrou que 56% dos usuários tiveram um aumento notável na coloração das superfícies orais, como o filme na superfície dos dentes, e 15% desenvolveram o que foi considerado pesado mancha. Além disso, pareceu que os pacientes que tinham pronunciado coloração dos dentes também tinham um acúmulo mais pesado de placa dentária endurecida. Outros estudos mostraram uma correlação direta entre o consumo de café e chá e os efeitos da coloração dentária da clorexidina. Essas manchas geralmente são removidas por limpeza profissional em um consultório odontológico; no entanto, um período de tratamento prolongado é necessário para pacientes com manchas orais em superfícies ou margens rugosas.
Hipersensibilidade
Hipersensibilidade local e reações alérgicas generalizadas foram relatadas com o uso de clorexidina. Reações alérgicas como inflamação da pele, falta de ar, perda de consciência e diminuição da pressão arterial foram relatadas. De acordo com RxList.com, um teste de contato examinando os casos de hipersensibilidade à clorexidina mostrou que 2% dos pacientes tiveram uma reação positiva, e que os pacientes com eczema tiveram reações positivas tão altas quanto 5%.