As bebidas energéticas causam acidentes devido aos ingredientes que a maioria delas contém. A maioria das bebidas energéticas, como Red Bull, Monster, Full Throttle e Rock Star, contém grandes quantidades de cafeína e muitas vezes grandes quantidades de açúcar. O açúcar, em particular, pode dar-lhe uma rápida explosão de energia, mas é quase garantido que você o derrube rapidamente e em breve. A cafeína está provada ter benefícios como um impulsionador de energia, mas gradualmente deixa seu sistema também. Além disso, a cafeína, especialmente em grandes doses, produz efeitos colaterais leves a graves em muitas pessoas.
Você provavelmente está familiarizado com o termo "açúcar alto". Açúcar e frutose, ambos encontrados em bebidas energéticas, aumentam seu nível de insulina por um curto período de tempo, o que se traduz em uma infusão de energia. Mas é de curta duração. Quando o açúcar acabar, seu nível de insulina irá despencar e você sentirá fadiga. "Um aumento de açúcar vai apenas deixá-lo atrasado em uma hora", diz Dr. Christine Gerbstadt, porta-voz da Associação Americana de Diatologia.
Cafeína
Há evidências científicas limitadas que as bebidas energéticas que contenham cafeína podem significativamente melhorar seu desempenho mental e físico, capacidade de dirigir quando estiver cansado e diminuir a fadiga mental. No entanto, não está claro se tais melhorias resultam da cafeína ou de outros ingredientes nas bebidas. Mesmo que a cafeína lhe dê um impulso, pode ser uma coisa boa demais. Uma única bebida energética pode conter até 505 miligramas de cafeína, mas a quantidade segura de cafeína para adultos é de apenas 400 miligramas por dia. Para adolescentes, mais de 100 miligramas por dia estão associados à pressão arterial elevada. Outros efeitos colaterais da cafeína incluem nervosismo, irritabilidade, insônia, ritmos cardíacos anormais, massa óssea diminuída e problemas estomacais. Outros ingredientes
Bebidas energéticas geralmente contêm guaraná. Tal como acontece com o café, o guaraná é outro estimulante que contém cafeína. Quando combinados em uma bebida energética, a cafeína e o guaraná podem dar-lhe uma grande sacudida de energia, muitas vezes mais do que suficiente para causar uma colisão quando os efeitos dos dois estimulantes desaparecem. Outro ingrediente comum em bebidas energéticas, a taurina, é um aminoácido com eficácia duvidosa em termos de produção de energia. A edição de março de 2011 da "Pediatrics" informa que o uso a longo prazo da taurina pode levar a níveis baixos de açúcar no sangue. As bebidas energéticas com álcool, como o Four Loka, composto de 12% de álcool, cafeína, taurina e guaraná, têm sido populares nos campi universitários, mas também estão ligadas a uma série de doenças e até mesmo a algumas mortes. Uma pesquisa divulgada no "The Nutrition Journal" descobriu que 51% dos estudantes universitários entrevistados bebiam pelo menos uma bebida energética por mês. Vinte por cento dos usuários de bebidas energéticas relataram episódios de solavancos e acidentes semanais. Outros 22% sofreram dores de cabeça e 19% experimentaram palpitações no coração. Se você precisar de um estimulante antes de um teste ou ficar acordado durante uma viagem longa, uma xícara de café ou chá provavelmente será uma aposta melhor do que uma bebida energética.