Bebidas energéticas são bebidas que contêm ingredientes destinados a aumentar os níveis de energia, como a cafeína. A segurança desses produtos depende em grande parte de seus ingredientes individuais e da quantidade em que são consumidos. Bebidas energéticas que contêm cafeína podem levar à dependência e sintomas de abstinência quando consumidas regularmente. Aprender sobre os diferentes ingredientes em bebidas energéticas permite que você faça uma escolha informada sobre o uso dos produtos.
Ingredientes
Bebidas energéticas geralmente contêm uma combinação de cafeína e outros ingredientes como ervas ou vitaminas. Ingredientes comuns incluem vitaminas B, taurina, ginseng e carnitina. O guaraná - uma erva que contém grandes quantidades de cafeína - pode ser adicionado às bebidas energéticas, além da cafeína sintética. De acordo com a Universidade da Califórnia Davis, algumas bebidas energéticas contêm várias porções por lata, resultando em doses totais de cafeína de até 294 miligramas. Muitos desses produtos também contêm grandes quantidades de açúcar, xarope de milho ou adoçantes artificiais.
Efeitos colaterais
Embora seja seguro em pequenas doses, os ingredientes de algumas bebidas energéticas podem causar efeitos colaterais em grandes quantidades. A cafeína pode causar nervosismo, insônia, náusea, aumento da micção e outros efeitos desagradáveis. A erva yohimbe, que é encontrada em algumas bebidas energéticas, contém ioimbina - um medicamento de prescrição que pode causar uma pressão sanguínea perigosamente baixa. Outros efeitos colaterais que podem estar associados a bebidas energéticas incluem arritmia cardíaca, irritabilidade e diminuição dos níveis de densidade óssea. Efeitos colaterais desagradáveis relacionados à cafeína podem ser mais prováveis de ocorrer quando se combinam bebidas energéticas com medicamentos, alimentos ou suplementos que contenham cafeína. A Universidade da Califórnia Davis afirma que as mulheres grávidas, crianças e adolescentes devem evitar completamente as bebidas energéticas.
Dependência e abstinência A maioria das pessoas que bebem bebidas energéticas não desenvolvem dependência, mas bebidas que contêm grandes quantidades de cafeína pode fazer com que seu corpo desenvolva tolerância e leve dependência física quando bebido com frequência. Além disso, tentar parar de beber bebidas com cafeína após uso prolongado pode levar a sintomas de abstinência que impedem que você pare. De acordo com a Johns Hopkins Medicine, a abstinência de cafeína é uma condição clinicamente reconhecida associada a sintomas como dor de cabeça, sonolência e irritabilidade. Em casos graves, pode até causar sintomas semelhantes aos da gripe, como vômitos ou dores musculares.
Prevenção /Solução
Limitar seu uso de bebidas energéticas a uma dose por dia pode ajudar a prevenir o vício e outros efeitos colaterais . Consulte o seu médico antes de usar bebidas energéticas, se você tiver uma condição médica, como doença cardíaca ou diabetes. Leia o rótulo para tamanhos de porção, conteúdo de cafeína e outras informações. Para evitar interações indesejadas, evite combinar bebidas energéticas com outros estimulantes como cafeína ou pseudoefedrina. Se você achar difícil interromper o uso de bebidas energéticas, a redução gradual da ingestão de cafeína durante várias semanas pode facilitar a prevenção de sintomas graves de abstinência.
, , ] ]