preservativos masculinos são o método de barreira mais comum de contracepção. Não há efeitos colaterais de longo prazo associados aos preservativos, embora se você tiver uma alergia ao látex, eles podem causar leveduras ou infecções do trato urinário. Preservativos sem látex estão disponíveis, mas podem não oferecer proteção efetiva contra doenças sexualmente transmissíveis.
Preservativos Femininos
Os preservativos femininos são outra opção adequada para mulheres que desejam usar um método anticoncepcional sem efeitos colaterais. . Ao contrário dos preservativos masculinos, os preservativos femininos são feitos de poliuretano. O preservativo feminino não é tão facilmente acessível como os preservativos masculinos, e algumas mulheres podem achar difícil de inserir.
Diafragma e espermicida
Um diafragma é um látex que deve ser inserido na vagina antes do sexo, mas pode ser posto em prática horas antes da relação sexual. Não libera hormônios e tem poucos efeitos colaterais. É mais eficaz se você usar um espermicida também. Algumas mulheres podem experimentar irritação ou uma reação alérgica ao espermicida, e infecções do trato urinário podem resultar se o dispositivo não se encaixa corretamente.
Cap Cervical
O capuz cervical é um copo de silicone que é inserido na vagina . Bloqueia o espermatozóide de alcançar o útero. Como o diafragma, esse método é mais eficaz se você usar um espermicida também. Não há efeitos colaterais graves associados ao capuz cervical, mas você pode experimentar alguma irritação vaginal.
A esponja de controle de natalidade
A esponja de controle de natalidade é feita de espuma e libera o espermicida nonoxynol-9. Uma vez inserida, a esponja cobre o colo do útero para evitar que o esperma entre no útero. O espermicida pode causar irritação em algumas mulheres e, se usado várias vezes ao dia, pode aumentar o risco de contrair uma infecção sexualmente transmissível.