Desconforto abdominal e pélvico
Os tumores ovarianos benignos são massas de crescimento lento. Como esses tumores raramente causam sintomas, eles podem crescer até um tamanho substancial antes da descoberta. Em algumas mulheres, um tumor ovariano benigno eventualmente cresce o suficiente para causar desconforto abdominal ou pélvico, invadindo estruturas próximas. Em um artigo publicado em 2006 na revista "Gynecologic and Obstetric Investigation", os drs. Veja Leung e Pong Yuen relatam que entre uma série de mulheres apresentando tumores estromais, a dor abdominal foi o sintoma mais comum, ocorrendo em aproximadamente 44% dos casos.
A dor associada a tumores benignos do ovário é freqüentemente monótona e baixa intensidade, causando sensação mais semelhante ao desconforto do que a dor franca. Ocasionalmente, os tumores tornam-se torcidos, causando dor abdominal intensa. Mulheres que experimentam essa dor muitas vezes apresentam-se para atendimento de emergência. Aumentando o tamanho do abdome Embora a maioria dos tumores ovarianos benignos permaneça relativamente pequena devido ao crescimento lento, algumas massas crescem bastante, observa a Universidade de Iowa. . Tumores grandes podem causar um aumento perceptível no perímetro abdominal. A natureza gradual do aumento pode levar a mulher a atribuir erroneamente o crescimento ao ganho de peso progressivo.
Ocasionalmente, tumores estromais ovarianos benignos podem desencadear ascite, um acúmulo de líquido no abdome, relata "The Merck Manual for Profissionais de saúde." Acúmulo substancial de líquido ascítico normalmente distende o abdômen, que pode tornar-se tenso e desconfortável. Alguns tipos de tumores ovarianos benignos produzem andrógenos, ou hormônios sexuais masculinos. A presença de níveis elevados de hormônios sexuais masculinos geralmente causa acne grave e crescimento de pêlos faciais, de acordo com os hospitais e clínicas da Universidade de Iowa.
Hemorragias uterinas anormais
Tumores ovarianos benignos que produzem estrogênios podem causar anormalidades sangramento uterino, como observado no texto médico eletrônico "Atlas de Genética e Citogenética em Oncologia e Hematologia". Mulheres menstruadas podem apresentar períodos irregulares ou sangramento uterino anormalmente intenso ou freqüente devido ao excesso de estrogênio. Da mesma forma, as mulheres na pós-menopausa podem apresentar o retorno do sangramento uterino. Mulheres com tumores ovarianos benignos que não produzem estrogênios podem apresentar irregularidade menstrual ou a interrupção temporária da menstruação devido à interferência do tumor na função ovariana normal.