Os contraceptivos de espuma são espermicidas inseridos na vagina da mulher antes da relação sexual. Eles são usados para matar os espermatozóides e evitar que os espermatozóides cheguem ao óvulo. Os contraceptivos de espuma podem ser eficazes se usados adequadamente (de acordo com as instruções do produto). A maioria dos contraceptivos de espuma também é usada com preservativos para reduzir o risco de gravidez. Para as mulheres que não podem tomar o controle de natalidade baseado em hormônios por razões de saúde, este é um método contraceptivo menos arriscado. Os contraceptivos de espuma são facilmente acessíveis e podem ser comprados em farmácias de balcão. Eles são baratos em comparação com pílulas anticoncepcionais, Depo Provera e outras formas de controle de natalidade. As mulheres não precisam de receita médica ou permissão do médico para comprar espermicidas espuma.
livre de hormônios e funciona imediatamente
Os contraceptivos de espuma são seguros e eficazes. As mulheres não precisam se preocupar com os efeitos colaterais dos hormônios (os hormônios não são usados). Ao contrário de outras formas de controle de natalidade, as mulheres não têm que esperar por horas para que elas entrem em vigor. A espuma começa a funcionar 20 minutos depois de inserida dentro da vagina. Mulheres que estão amamentando também podem usar contraceptivos de espuma, porque são livres de hormônios.
Irritação
Uma queixa comum contra contraceptivos de espuma é irritação vaginal e infecções. Algumas mulheres experimentam reações alérgicas a espumas espermicidas que podem causar queimação, vermelhidão ou coceira. Algumas mulheres sentem desconforto ao inserir o aplicador dentro de sua vagina. Mulheres que têm pele sensível não devem usar contraceptivos de espuma.
Não se Protegem Contra HIV e DST
Os contraceptivos de espuma não protegem contra o HIV ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os espermicidas de espuma devem ser usados com preservativo para diminuir o risco dessas doenças. Ao usar preservativos com espermicidas de espuma, verifique as datas de validade dos preservativos e não reutilize os preservativos.
Advertência
Se você tiver reações alérgicas a anticoncepcionais de espuma, pare de usá-los imediatamente. Pergunte a um ginecologista ou médico sobre métodos alternativos de controle de natalidade e opções. Contraceptivos de espuma usados com preservativos são 95% eficazes e são 80% eficazes quando usados sem preservativos, de acordo com o Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Iowa.