O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira. A partir de 2011, não há cura para o glaucoma, mas certos alimentos podem ser úteis. A Glaucoma Research Foundation afirma que é razoável supor que o que você come e bebe pode ter um efeito sobre a doença. Muitos médicos estão dizendo aos seus pacientes para comer mais espinafre e outros vegetais de folhas verdes para ajudar com problemas de saúde, incluindo o glaucoma, as notas da fundação. Evitar determinados alimentos e bebidas também é recomendado para ajudar com o glaucoma.
O glaucoma resulta do aumento da pressão dentro do olho, que danifica o nervo óptico ao longo do tempo, de acordo com a Fundação Glaucoma. O nervo óptico transporta informações visuais do olho para o cérebro, o que permite que você veja. Os sintomas podem incluir dor nos olhos, dor nas sobrancelhas, halos ao redor dos olhos ou visão turva, mas o aumento da pressão dentro do olho e as irregularidades do nervo óptico só podem ser detectadas com um exame oftalmológico, relata o University of Maryland Medical Center. O glaucoma ocorre mais frequentemente em pessoas com mais de 60 anos. O objetivo do tratamento é minimizar a perda de visão, reduzindo a pressão dentro do olho, acrescenta UMMC. Alimentos úteis
Espinafre pode ser útil para o glaucoma porque contém alto quantidades dos antioxidantes luteína e zeaxantina. Esses dois nutrientes são encontrados em grandes quantidades no olho, segundo a Fundação Glaucoma Research. Outros nutrientes que podem ser úteis devido às suas capacidades antioxidantes incluem as vitaminas C, E e A e o mineral zinco. As frutas cítricas são excelentes fontes de vitamina C; cereais, verduras e ovos verdes são bons alimentos para comer vitamina E; e vitamina A é encontrada em cenouras e leite integral. As melhores fontes de zinco saudável são carne magra e frutos do mar. Outros bons alimentos para o glaucoma incluem frutas ricas em antioxidantes, como mirtilos, cerejas e tomates, de acordo com a UMMC.
Suplementos para experimentar
Algumas ervas, que podem ser adicionadas a alimentos ou consumidas como chás, podem ser útil para o glaucoma. Alguns estudos sugerem que o ginkgo biloba pode ser benéfico para pessoas com glaucoma, relata UMMC. O mirtilo é outra erva que pode ser útil para o apoio da visão. Os antioxidantes luteína e zeaxantina estão disponíveis como suplementos, assim como muitas vitaminas saudáveis para os olhos. No entanto, como os suplementos não exigem aprovação da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, sempre consulte o seu médico antes de tomar suplementos para o glaucoma. O que evitar
A Fundação de Pesquisa sobre o Glaucoma aconselha limitar a cafeína se você tiver glaucoma, uma vez que muita cafeína pode elevar temporariamente a pressão ocular. Reduza os alimentos salgados, açucarados e altamente calóricos para ajudar a evitar a pressão alta, doenças cardíacas e diabetes, o que a Associação Americana de Optometria indica que pode aumentar o risco de desenvolver glaucoma. Além disso, evite as gorduras trans, encontradas em donuts e salgadinhos, bem como alimentos refinados, como pães brancos e arroz branco, aconselha a UMMC. Finalmente, evite beber grandes quantidades de água de uma só vez. Estudos mostraram que 80% das pessoas com glaucoma que consomem um litro inteiro de água em 20 minutos experimentam pressão ocular elevada. A Fundação de Pesquisa de Glaucoma recomenda beber água em pequenas quantidades ao longo do dia se você tiver glaucoma.
, , ] ]