A menos que você viva em uma bolha, é difícil escapar da exposição a poluentes, pesticidas e outros produtos químicos. Alguns spas e lojas de varejo oferecem um tratamento especial, chamado de banho iônico para os pés, para extrair essas toxinas através das solas dos pés. Esses banhos de pés podem parecer relaxantes, mas não são necessariamente tão benéficos quanto as empresas alegam.
O Processo
Em uma sessão de banho iônico, os usuários mergulham os pés em uma bacia cheia de água salgada. Eletrodos na água adicionam uma pequena carga elétrica. Os defensores desses banhos dizem que a carga elétrica ajuda a extrair toxinas e tornar o pH do corpo mais alcalino. Quando isso acontece, a água limpa no banho começa a ficar marrom, preta ou laranja. Algumas empresas afirmam que os usuários experimentam dor reduzida, níveis mais altos de energia e alívio de alergias, insônia e outras condições após o tratamento.
Evidências Científicas
Os opositores desses banhos de pés dizem que não funcionam como anunciado. As empresas dizem aos clientes que a água do banho muda de cor à medida que elimina as toxinas. No entanto, o "Los Angeles Times" relatou em 2010 que a água iônica muda de cor por conta própria, não por causa da presença de toxinas. Tim Crowe, Professor Associado em Nutrição na Universidade Deakin, escrevendo para ABC Health &Bem-estar, afirma que o corpo humano tem a capacidade de remover toxinas por si só - então um banho de pés "desintoxicante" não é necessário. Um estudo publicado em 2012 pelo "Journal of Environmental and Public Health" analisou amostras de cabelo e urina depois que os participantes fizeram banhos iônicos nos pés; o estudo não encontrou evidências de que os banhos tivessem algum benefício.