Os damascos são uma fonte nutritiva de potássio, fibras e vitaminas A, C e K, e têm um lugar no seu plano de alimentação saudável. O kernel, no entanto, contém cianeto. Por essa razão, os grãos podem não ser uma parte apropriada de sua dieta, pois o cianeto pode causar efeitos colaterais desagradáveis e potencialmente perigosos. Estes efeitos são ainda mais agudos e profundos em crianças, que nunca devem comer caroços de damasco.
O que os torna tóxico
O composto tóxico dos grãos de damasco é o cianeto. Um kernel de damasco contém cerca de 0,5 miligramas de cianeto, de acordo com a Internet Scientific Publications. O cianeto é um gás químico que é venenoso e impede que seu corpo absorva adequadamente o oxigênio. O cianeto está mais presente nas fábricas que produzem plástico, papel, jóias ou têxteis. O produto químico também está presente em alguns solos, fogo e fumaça de cigarro e gases de escape dos carros.
Damascos e envenenamento por cianeto
Os damascos contêm glicosídeos cianogênicos, quando, se mastigados, liberam cianeto, de acordo com um artigo publicado em 2013 "ISRN Toxicology."", 3, [[Comer grãos de damasco crus é uma forma pela qual os seres humanos podem ficar expostos, mas muitas culturas usam grãos de damasco moídos em panificação e cozimento, o que é outra rota potencial para o envenenamento. O envenenamento por cianeto pode causar dor de cabeça, tontura e confusão. Ansiedade, inquietação, náusea, vômito e falta de ar são sintomas adicionais de intoxicação por cianeto. Sintomas mais graves incluem taquicardia, respiração rápida, dor no peito, perda de consciência e convulsões, de acordo com o site Drugs.com. Coma e morte são possíveis em casos agudos. Como causar um efeito tóxico? Comer um fruto de damasco não é tão provável de causar efeitos colaterais negativos em comparação com doses maiores, embora você deva sempre falar com seu médico antes de adicionar os grãos à sua dieta. Uma dose letal de cianeto cai em uma faixa entre 0,5 e 3,5 miligramas por quilograma de peso corporal, observa "Internet Scientific Publications". Assim, para um homem de 70 quilos, uma dose tóxica seria entre 80 e 560 kernels. Para as crianças, no entanto, até mesmo 10 grãos de damasco podem ser fatais, segundo a Organização Mundial de Saúde. Reações não-fatais são possíveis em doses muito mais baixas, no entanto, e podem requerer hospitalização para tratamento. Tratamentos comuns incluem a administração de carvão ativado ou de hidroxocobalamina, um medicamento que ajuda a normalizar a pressão sanguínea e promover a absorção normal de oxigênio.
Por serem muito menores que os adultos, mesmo pequenas quantidades podem se mostrar tóxicas. Se você tem filhos pequenos, remova o kernel antes de servir os damascos. Embora a morte por comer sementes de damasco seja rara, você também deve limitar sua ingestão porque pequenas quantidades ainda podem causar efeitos colaterais negativos. Sempre consulte um médico antes de usar grãos de damasco ou pó de damasco por qualquer motivo.