A raiz da planta de gengibre, Zingiber officinale, é usada como tempero e como ingrediente em uma variedade de alimentos, bebidas e até em perfumes e sabonetes como um realçador de fragrâncias. É também amplamente utilizado como medicamento, e tem sido há mais de 2.000 anos, tanto nas tradições da medicina ayurvédica quanto na chinesa. Raiz de gengibre é uma erva relativamente segura, de acordo com MedlinePlus, mas é melhor consultar um profissional de saúde qualificado antes de usá-lo para fins medicinais.
A raiz de gengibre
A planta de gengibre é nativa das partes tropicais da Ásia, mas pode ser cultivada em outros ambientes tropicais, como a Jamaica, segundo o site Medical Herb Info. Embora a planta do gengibre faça brotar folhas e flores, a raiz, ou rizoma, é a única parte usada, junto com as hastes, como medicinal. Os ingredientes ativos, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, são encontrados nos óleos voláteis e compostos de fenol, como gingerols e shogaols, localizados na raiz.
Usos Medicinais
O uso mais comum de raiz de gengibre como um medicamento é para problemas com o estômago, como a náusea da doença de movimento, gases, diarréia, cólicas e enjôos matinais. Também é usado para a náusea causada por quimioterapia ou como resultado de cirurgia. Raiz de gengibre também é usado para tratar a dor, como a dor nas articulações causada por artrite, dor menstrual e dor muscular geral. Na medicina tradicional chinesa, o gengibre também é usado para tratar tosses, resfriados e como um anti-bacteriano, e é por isso que é servido com peixe cru, como o sushi.
Scientific Research Review
A maioria dos estudos concentraram-se no potencial do gengibre para aliviar a náusea e suas causas. Os resultados foram mistos, mas a doença de movimento parece ter tido os resultados mais promissores, de acordo com a UMMC. Um estudo relatado em "Acta Oto-Laryngologica" em 1988 descobriu que marinheiros que tomaram gengibre em pó tiveram significativamente menos sintomas de vômito e sudorese que os marinheiros que tomaram placebo, mas não apresentaram estatisticamente menos sintomas de náusea e vertigem - ambos são sintomas comuns da doença de movimento. Outros benefícios potenciais de tomar raiz de gengibre foram observados em estudos realizados para náuseas após a cirurgia, enjôo matinal, artrite, dor menstrual e tontura, de acordo com o MedlinePlus. Mais pesquisas são necessárias em outras doenças que o gengibre pretende ajudar. Aqueles incluem náusea de quimioterapia, resfriados, gripes, dores musculares, perda de apetite, doenças cardíacas e enxaquecas,
Complicações possíveis
Raiz de gengibre é considerada relativamente segura, mas tomar muito pode causar irritação da boca , azia leve, diarréia ou excesso de fluxo menstrual em mulheres. A UMMC sugere não tomar mais do que 4 gramas de gengibre por dia para adultos e crianças com mais de 2 anos de idade. As mulheres grávidas devem tomar no máximo 1 grama por dia, enquanto as crianças menores de 2 anos não devem tomar gengibre. Consulte o seu médico ou um profissional de saúde qualificado antes de tomar gengibre raiz para fins medicinais, especialmente se você tem cálculos biliares, doenças cardíacas, diabetes ou estão grávidas. A raiz de gengibre também pode causar problemas se você estiver tomando medicamentos para diluição de sangue ou para pressão alta.