Miomas uterinos, também chamados de leiomiomas ou fibromiomas, são tumores não cancerígenos que podem se formar nas superfícies internas ou externas do útero de uma mulher. Em alguns casos, eles são microscópicos em tamanho; no entanto, eles também podem crescer o suficiente para preencher completamente o espaço interior do útero. De acordo com um estudo publicado em 2010 no "American Journal of Obstetrics and Gynecology", uma substância presente no chá verde parece reduzir significativamente o tamanho dos miomas uterinos.
Fibróides Básicos
As mulheres desenvolvem miomas mais frequentemente do que qualquer outro tipo de tumor pélvico, de acordo com o PubMed Health do National Center for Biotechnology Information. Eles aparecem mais comumente depois dos 30 anos e afetam desproporcionalmente os afro-americanos. Dependendo de suas circunstâncias, você pode desenvolver um mioma logo abaixo da superfície do seu revestimento interno do útero, na parede muscular do seu útero, logo abaixo da superfície do seu revestimento externo do útero ou em hastes carnudas que se formam dentro ou fora do seu útero. Enquanto os médicos não sabem por que os miomas se formam, seu crescimento parece depender do suprimento de hormônio estrogênio do seu corpo.
Chá verde e EGCG
O chá verde vem das mesmas espécies de plantas que o chá preto e oolong chá. Ao contrário dessas variedades, o chá verde não passa por nenhum processo de fermentação depois de colhido. Por esta razão, contém quantidades relativamente altas de substâncias chamadas polifenóis, que possuem propriedades antioxidantes e podem potencialmente combater os efeitos nocivos de moléculas que danificam as células chamadas radicais livres. O chá verde polifenol mais biologicamente ativo é chamado epigalocatequina galato, ou EGCG. Além de folhas secas e cápsulas contendo folhas, você pode comprar chá verde em extratos líquidos e padronizados.
Efeitos de Fibróides da EGCG
Em um estudo em ratos e camundongos publicado no "American Journal of Obstetrics and Ginecologia ", pesquisadores introduziram doses variadas de EGCG derivado de chá verde em tubos de ensaio que continham células de tumores fibróides uterinos. Eles também deram aos ratos doses orais de EGCG. Dentro de 24 horas de sua introdução, o EGCG começou a retardar o crescimento do tumor. Quando os tumores fibróides foram medidos em intervalos de 4 e 8 semanas, eles mostraram uma diminuição clinicamente significativa em seu peso e volume total. Os autores do estudo concluíram que EGCG pode efetivamente deter o crescimento dos miomas e desencadear a morte de células fibróides em um tubo de ensaio e em animais vivos.
Considerações
Apesar de seus resultados promissores, os testes relatados no “ American Journal of Obstetrics and Gynecology ”foram realizados em animais, não em seres humanos. A partir de janeiro de 2010, os autores do estudo estavam recrutando ativamente participantes humanos para um ensaio clínico, que pode revelar mais completamente os benefícios reais do EGCG derivado do chá verde para o tratamento dos miomas. Os extratos de chá verde que contêm EGCG ou outras substâncias ativas podem potencialmente aumentar seus riscos de problemas no fígado, de acordo com o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa. Consulte o seu médico se você tem miomas e peça seu conselho antes de tomar qualquer forma de chá verde concentrado.