O chá verde é um chá não medicinal que é vendido em todo o país. Você pode comprá-lo já preparado em lojas de conveniência, ou você pode fazer seu próprio chá verde em casa. Enquanto você pode gostar de beber chá verde, é melhor evitá-lo durante a gravidez, aconselha a American Pregnancy Association, ou APA.
Cafeína e Efeitos Diuréticos
O chá verde contém cafeína, que deve ser limitada durante gravidez. A cafeína é um diurético, que afeta a quantidade de água em seu corpo. A hidratação é especialmente importante durante a gravidez. Você precisa de muito líquido durante a gravidez. Até 10 libras do peso que você ganha durante a gravidez é contabilizado em fluidos adicionais, como líquido amniótico e aumento do volume sangüíneo. Perder muita água pode complicar sua gravidez e causar um desequilíbrio em seus eletrólitos. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas aconselha que você ingira não mais do que 200 miligramas de cafeína por dia durante a gravidez.
A Cafeína e a Placenta
A placenta é o órgão que fica ligado ao útero durante a gravidez . O cordão umbilical conecta o bebê à placenta. A placenta produz hormônios necessários durante a gravidez, como gonadotrofina coriônica humana, estrogênio e progesterona. A placenta também fornece nutrientes do sangue para o sangue do seu bebê. A cafeína é uma das muitas substâncias que seu bebê não pode metabolizar ou usar. Os efeitos da cafeína durante o crescimento embrionário ainda estão sendo estudados. Embora o ACOG afirme que menos de 200 miligramas de cafeína são aceitáveis, a APA recomenda que seja evitada durante a gravidez.
A cafeína e o chá verde
A quantidade de cafeína encontrada no chá verde varia. Fatores como o tamanho e tipo da folha e quanto tempo o chá foi preparado podem influenciar a quantidade de cafeína presente no chá. Mesmo os chás descafeinados ainda contêm pequenas quantidades de cafeína.
Considerações
O chá verde é usado e recomendado por alguns herboristas e parteiras por seus antioxidantes benéficos. Pergunte ao seu médico se o chá verde é seguro consumir durante a gravidez. Você pode fazer seus próprios chás em casa, adicionando cascas de laranja, pêras ou maçãs ao preparar o chá descafeinado em seu fogão. Não tente preparar qualquer tipo de chá de uma planta, a menos que você saiba especificamente o que é a planta e se é ou não segura consumi-la durante a gravidez.