Milhões de pessoas em todo o mundo bebem chá verde para seus benefícios para a saúde. Matcha é um tipo de chá verde que compartilha muitos dos antioxidantes benéficos encontrados em outros tipos. De doença cardíaca a diabetes e câncer, o chá verde tem sido associado à prevenção e tratamento de doenças potencialmente fatais. Embora o matcha não possa tomar o lugar da medicina tradicional, beber como parte de uma dieta saudável pode melhorar a saúde geral e o bem-estar.
Identificação
Matcha é da planta de chá Camellia sinensis, a mesma fonte de chá você pode beber em casa e em restaurantes. A diferença entre os chás é geralmente uma forma de processamento, com o chá branco sendo o menos processado, seguido pelo chá verde, oolong e preto. Matcha é um pó de chá verde finamente moído usado para fazer o chá mais popular no Japão. É a única forma que usa a folha inteira, e as folhas também são vaporizadas brevemente depois de serem colhidas para evitar que as folhas sejam oxidadas.
Nutrição
Matcha contém vitaminas A, complexo B, C, E e K, assim como vários minerais e o aminoácido teanina. Como outros chás, o matcha tem altos níveis de antioxidantes conhecidos como taninos, assim como antioxidantes polifenólicos chamados catequinas, principalmente um chamado epigallo-catequina galato, ou EGCG. Embora a matcha contenha cafeína, ela tem duas a três vezes menos que o chá preto e um quinto a um décimo da quantidade encontrada no café por gotejamento.
Benefícios
Antioxidantes são conhecidos por ajudar a combater os danos causados por moléculas prejudiciais chamadas radicais livres que estão ligados a várias doenças crônicas. A catequina EGCG mostrou-se promissora no combate ao câncer, diabetes, doenças cardíacas, certas infecções virais, condições neurodegenerativas e perda de peso. Um estudo da Universidade do Colorado, publicado em 2003 no "Journal of Chromatography", informou que a concentração de EGCG em matcha é 137 vezes maior do que a quantidade de EGCG disponível em um popular chá verde vendido nos EUA e pelo menos três. vezes maior do que vários outros chás verdes.
Considerações
Embora o teor de cafeína do matcha seja menor que o do café e outros chás, quantidades excessivas ainda podem levar a efeitos colaterais. Os mais comuns incluem irritabilidade, insônia, palpitações cardíacas e tontura. Superdoses de cafeína também podem causar náuseas, vômitos, diarréia e dores de cabeça. Se você tem um problema cardíaco, doença renal, úlcera de estômago ou transtorno de ansiedade, evite beber qualquer tipo de chá, incluindo matcha. A cafeína também pode interferir com os medicamentos usados para controlar os ritmos cardíacos e a pressão arterial.