Existem muitos benefícios à saúde associados à ingestão de chá verde, mas a maioria dos estudos gerais mostrou benefícios com duas a três xícaras por dia. Não houve nenhum estudo conclusivo sólido sobre os vários efeitos do chá verde na saúde dos seres humanos, por isso é principalmente especulação baseada no que a ciência já sabe sobre seus ingredientes, como polifenóis, antioxidantes e galato de epigalocatequina, ou EGCG. Mais pesquisas precisam ser realizadas para apoiar quaisquer benefícios de saúde definitiva do chá verde.
Os polifenóis do chá verde têm sido associados com ligeiros aumentos no metabolismo em repouso, levando potencialmente à perda de peso. A dosagem típica é de cerca de duas a três chávenas de chá contendo cerca de 240 a 320 mg de polifenóis. Em um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores descobriram que o extrato de chá verde, uma combinação de EGCG e cafeína, aumenta significativamente o metabolismo e aumenta a oxidação de gordura quando comparado a apenas cafeína ou placebo. O chá verde contém poderosos antioxidantes que ajudam a remover os radicais livres do corpo. Os radicais livres são moléculas altamente reativas que interagem com os outros para possivelmente formar células cancerosas prejudiciais. Antioxidantes estabilizam essas moléculas reativas doando um elétron ao radical livre, interrompendo a reação em cadeia. Embora existam associações positivas com o chá verde e prevenção do câncer, estudos mais específicos precisam ser realizados.
Colesterol
As propriedades do chá verde foram mostrados para diminuir os níveis de colesterol e triglicérides. A Universidade de Maryland Medical Center relata que os pesquisadores acreditam que beber três xícaras de chá verde por dia reduz o risco de ataque cardíaco em 11%. No entanto, os pesquisadores não sabem o ingrediente específico no chá verde provoca diminuições no colesterol.
Aterosclerose A aterosclerose é o endurecimento das artérias geralmente causada pelo acúmulo de colesterol. Ele aumenta a hipertensão, que também é conhecida como o assassino silencioso porque quase não tem sintomas. Isso pode levar a doenças cardíacas, ataques cardíacos e derrames. Desde que o chá verde foi mostrado para reduzir os níveis de colesterol, melhorar as condições de aterosclerose. Os radicais livres podem contribuir para a gravidade da aterosclerose, mas o chá verde contém antioxidantes que ajudam a estabilizar e remover os radicais livres. Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que o EGCG no chá verde pode reduzir os sintomas associados com artrite reumatóide. Quando aplicado a células fibroblásticas sinoviais isoladas de pessoas com artrite reumatóide, o EGCG inibiu a prostaglandina, que causa inflamação das articulações. Estudos futuros com animais estão em andamento, com ambições para testar os efeitos do chá verde em humanos. , , ] ]