casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O extrato de chá verde interage com medicamentos?

Uma bebida básica de muitas nações asiáticas há milhares de anos, o chá verde tem uma grande quantidade de nutrientes benéficos, incluindo catequinas, um grupo de potentes antioxidantes. O uso de extrato de chá verde tem sido sugerido para afastar uma série de condições que variam de doenças cardíacas a obesidade. Segundo o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, a pesquisa em algumas frentes parece promissora, mas produziu resultados mistos. O uso ou não do chá verde na forma de suplemento produzirá qualquer benefício terapêutico que não tenha sido estabelecido de forma conclusiva. Como as drogas, os suplementos naturais às vezes podem produzir efeitos negativos, e algumas interações medicamentosas potenciais foram notadas com o uso deste suplemento. Verifique com seu médico antes de usar o extrato de chá verde ou qualquer tratamento com ervas se você tomar medicamentos prescritos.

Sedativos e antidepressivos - O teor de cafeína do extrato de chá verde pode interferir com as ações dos benzodiazepínicos, uma classe de medicação. comumente usado para tratar a ansiedade e distúrbios relacionados. Isso significa eficácia potencialmente reduzida em reprimir ansiedade, nervosismo, insônia e sintomas relacionados. O uso simultâneo de chá verde e IMAOs - uma classe comumente prescrita de antidepressivos - poderia causar aumento perigoso da pressão arterial, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Também pode diminuir a eficácia do lítio, usado para tratar o transtorno bipolar.

Drogas diluidoras

Drugs.com, um site que compila informações de vários bancos de dados médicos, relata que o teor de vitamina K do verde chá poderia potencialmente negar os efeitos de medicamentos para diluir o sangue como a varfarina, como esta vitamina promove a coagulação do sangue.

Existe algum debate sobre o uso de suplementos antioxidantes durante a quimioterapia, como em alguns casos eles poderia tornar as drogas menos eficazes na destruição de células malignas. O Centro Médico da Universidade de Maryland relata uma pesquisa que descobriu que o uso do chá verde fazia com que certas drogas quimioterápicas funcionassem melhor, mas em um caso desencadeou o crescimento de um determinado gene que tornou as células cancerígenas menos sensíveis às ações dos quimioterápicos. Devido ao potencial para interferir com a eficácia desses tratamentos, consulte o seu médico sobre a adequação do uso do chá verde se você estiver fazendo quimioterapia. Você pode não precisar evitar o chá verde completamente, mas sim tempo a ingestão do suplemento com base no seu cronograma de tratamento. Apenas o seu médico pode fazer essa determinação com segurança. O Memorial Sloan Kettering Cancer Center relata que o chá verde também pode interagir negativamente com o tamoxifeno, um medicamento contra o câncer de mama amplamente utilizado. Outras Interações

Outros medicamentos especificamente indicados para interagir com o chá verde incluem adenosina, atropina, ferro e medicamentos com ácido fólico, irenotecano, verapamil, clozapina, efedrina, pílulas anticoncepcionais e fenilpropanolamina.

Seu fígado produz várias enzimas que processam os medicamentos que você consome. O Sloan Cancer Center observa que o chá verde interfere nas ações do P450 3A4; Se você toma qualquer droga metabolizada por essa enzima, o uso de chá verde poderia desencadear efeitos negativos, como o aumento dos níveis de formação de drogas, o que pode levar a problemas como toxicidade e aumento do risco de efeitos colaterais associados a esses tratamentos.