Galato de epigalocatequina, ou EGCG, presente em um número limitado de alimentos e bebidas à base de plantas, não é apenas uma arma poderosa contra doenças, mas também uma fonte de energia e uma maneira de estimular seu metabolismo . Este antioxidante potente tem uma ampla gama de propriedades medicinais, incluindo a capacidade de inibir a proliferação de algumas formas de câncer. O EGCG também parece proteger contra outras ameaças à saúde, incluindo doenças cardiovasculares.
Potenciais propriedades antioxidantes
A chave para os benefícios de saúde do EGCG reside em suas poderosas propriedades antioxidantes, de acordo com Ingrid Kohlstadt, MD, autor de “Food e Nutrientes na Gestão de Doenças. ”Como um antioxidante, EGCG procura e neutraliza os radicais livres do seu corpo, que são amplamente implicados como uma causa da doença e também são responsáveis pelos efeitos adversos do envelhecimento. Kohlstadt ressalta que o EGCG tem uma atividade antioxidante significativamente maior do que as vitaminas C ou E, ambas consideradas antioxidantes valiosos. Pesquisas da Universidade de Kansas no final dos anos 90 mostraram que o EGCG não é apenas superior em potência antioxidante às vitaminas C e E, mas também duas vezes mais efetivo que o resveratrol, encontrado em cascas de uva e vinho tinto, na eliminação de radicais livres. EGCG também inibe a proliferação de células - uma propriedade particularmente útil na luta contra a propagação do câncer.
Green, Oolong e Black Chás
As folhas secas da planta Camellia sinensis, das quais preto, verde e Chás oolong são fabricados, estão entre as fontes mais ricas do mundo de EGCG, de acordo com o banco de dados do USDA para o conteúdo de flavonóides de alimentos selecionados. No entanto, as diferenças nos métodos de processamento resultam em um amplo conteúdo EGCG entre os chás. Como as folhas para preparar chá verde não são fermentadas e, portanto, menos oxidadas, o chá verde possui o mais alto nível de EGCG. Folhas de chá verde têm 7,1 gramas de EGCG por 100 gramas, em comparação com 3,4 gramas para oolong e 1,1 gramas para folhas de chá preto. Os próprios chás têm 77,8 miligramas de EGCG por 100 gramas para o chá verde, 34,5 miligramas para oolong e 9,3 miligramas para o chá preto.
Farinha de alfarroba
Também muito alta em conteúdo EGCG é farinha de alfarroba, um cacau substância semelhante à derivada das vagens moídas da alfarroba, ou Ceratonia siliqua. A farinha de alfarroba é usada na produção de confeitos semelhantes a chocolate sem cafeína e outros produtos do tipo cacau. Farinha de alfarroba tem 109,5 miligramas de EGCG por 100 gramas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA.
Outros alimentos
Um punhado de nozes e frutas contêm quantidades mensuráveis de EGCG. Embora seu conteúdo de EGCG seja relativamente pequeno, esses alimentos contêm uma grande variedade de outros nutrientes que os tornam atraentes do ponto de vista nutricional. Incluídos neste grupo estão nozes com 2,3 miligramas de EGCG por 100 gramas, avelãs ou avelãs com 1,1 miligramas, cranberries cruas com 1 miligrama e pistachios com 0,4 miligrama por 100 gramas, segundo dados do USDA.