As enzimas são moléculas de proteínas que atuam desencadeando reações químicas nas células em todo o corpo. Cada uma dessas moléculas tem sua própria forma característica e afeta apenas certos tipos de materiais. Sem os efeitos das enzimas, seu corpo seria incapaz de transformar suas substâncias químicas internas com rapidez suficiente para sustentar a vida. Noções básicas
Cada enzima contém uma seqüência específica de proteínas, e é essa sequência que determina sua base atividade dentro do seu corpo. Além disso, uma enzima pode conter substâncias não-proteicas orgânicas ou inorgânicas chamadas cofatores, que ajudam a determinar sua forma e /ou função global. A forma de qualquer enzima permite que ela se ligue e transforme apenas um ou dois tipos de materiais em seu corpo, referidos durante reações enzimáticas como substratos. Normalmente, uma enzima recebe seu nome do tipo de substrato que ela afeta. Por exemplo, a enzima sacarase transforma a sacarose de açúcar nos açúcares frutose e glicose. A enzima lipase transforma quimicamente o lipídio, ou gordura, chamado triglicerídeo.
As enzimas obtêm seus efeitos acelerando a maioria das reações dentro de suas células a aproximadamente um milhão de vezes a taxa que seu corpo poderia manter sem enzimas, de acordo com Charles E. Ophardt, da Elmhurst College. Sem essa taxa drasticamente aumentada de atividade, simplesmente não haveria suficientes transformações químicas contínuas para sustentar sua vida. Cada uma de suas células produz aproximadamente 3.000 enzimas diferentes, e a alteração ou ausência de uma única dessas enzimas pode ter efeitos potencialmente fatais.
Eficiência enzimática
As enzimas não são permanentemente transformadas pelas reações químicas que elas causam. gatilho em materiais de substrato. Em vez disso, após uma determinada reação ocorrer, cada enzima em seu corpo retoma sua forma característica e se liga ao próximo substrato disponível; depois que ele se liga, a próxima reação química ocorre. As enzimas também podem desfazer as alterações que fazem nos substratos e retornar esses materiais aos seus estados químicos originais. Por causa dessas qualidades básicas, as enzimas realizam seus trabalhos com um grau muito alto de eficiência.
Considerações
Sua temperatura corporal e acidez relativa, ou pH, podem alterar os efeitos das enzimas alterando a forma de suas enzimas. proteínas individuais. A atividade enzimática em seu corpo também pode mudar ou parar na presença de substâncias chamadas inibidores, que impedem que suas enzimas façam seus trabalhos. Por outro lado, substâncias chamadas ativadores podem aumentar sua atividade enzimática e fazê-las funcionar em mais substratos do que o normal. Os ativadores podem vir de sua dieta ou de fontes internas. Tipos de inibidores incluem venenos e medicamentos. , , ] ]