De acordo com o Medline Plus, os tiques faciais são definidos como "espasmos repetidos, geralmente envolvendo os olhos e músculos da face". Os tiques comuns piscam, fazem caretas, enrugam o nariz, aperta os olhos, pigarreiam, grunhidos e contrações na boca. Eles ocorrem principalmente em crianças, mas alguns casos podem durar até a idade adulta. A causa é desconhecida. Os tiques afetam os meninos de três a quatro vezes mais que nas meninas. Há um interesse crescente em mudanças na dieta e suplementos ajudando a frear e, em alguns casos, obliterando-os todos juntos.
Em seu livro "Um Poder Extraordinário para Curar", psiquiatra e nutricionista, Bruce Semon MD e Ph.D., os tratamentos para os transtornos de tique têm sido, historicamente, através de medicamentos "pesados", tais como antipsicóticos, antidepressivos e relaxantes musculares. Dr. Semon atribui transtornos de tiques e muitos outros distúrbios relacionados ao cérebro à levedura intestinal, Candida. Ele teve sucesso com o tratamento de tiques com nistatina, que mata levedura nos intestinos, juntamente com uma dieta especial que remove alimentos fermentados como o álcool, o chocolate, picles e queijo envelhecido.
Dr. Semon explica ainda sua justificativa para esse regime afirmando que "o fermento produz substâncias químicas que retardam e prejudicam a função cerebral". Levedura produz substâncias tóxicas, como acetona e álcoois. Estes agem como "produtos químicos sedativos" e são encontrados em alimentos todos os dias, afirma o Dr. Semon. O vinagre tem um químico, acetato de etila, que é sedativo, e o malte contém substâncias químicas chamadas pirazinas, que retardam o cérebro. Estes podem matar bactérias, mas alimentam a levedura. Essas eliminações de alimentos e nistatina devem funcionar juntas para serem as mais eficazes.
Recomendações Como os transtornos de tiques transitórios são de curta duração e bastante comuns na infância - até 25% de todas as crianças, em alguns tempo em suas vidas - a ciência tem olhado para muitos fatores ambientais diferentes. Os Institutos Nacionais de Saúde, ou NIH, relatam espasmos musculares podem estar fortemente ligados a uma deficiência de magnésio. O NIH recomenda as seguintes quantidades diárias: 130 mg para crianças de 4 a 8 anos; 240 mg para as idades de 9 a 13 anos; e 410 mg para meninos de 14 a 18 anos. NIH identifica magnésio como crucial para a contração /relaxamento dos músculos, produção e transporte de energia e produção de proteínas.
Magnésio
Alimentos ricos em magnésio incluem frutas e legumes, como bananas, abacates e damascos secos . Sementes e nozes são altas, assim como feijão, ervilha e soja. Grãos integrais e arroz integral devem ser incluídos em uma dieta elevada de magnésio. As razões mais comuns para a deficiência de magnésio incluem o uso de álcool, desordens de má absorção, cirurgias, queimaduras e deficiência de cálcio.
Benefícios
"A Enciclopédia de Transtornos Mentais" relata que tiques podem levar a ansiedade social e retraimento, fadiga e constrangimento. Esta fonte também diz que os tiques são frequentemente combinados com transtorno obsessivo compulsivo, transtorno obsessivo-compulsivo, e transtorno de déficit de atenção, ADD. Para ajudar com todas essas condições, recomenda-se manter os alimentos orgânicos, evitar pesticidas, usar antioxidantes, aumentar o ácido fólico e as vitaminas B e eliminar a cafeína, adoçantes artificiais, cores e corantes.
Distinção
Para muitas pessoas, os tiques estão associados à Síndrome de Tourette. Ao contrário dos tiques faciais transitórios, a síndrome de Gilles de la Tourette é uma desordem motora crônica, muito rara e uma disfunção cerebral completamente separada. Os tiques envolvidos em Tourette não são apenas na cara, mas muitas vezes incluem encolher os ombros, morder os lábios, tocar repetitivamente ou obsessivamente, virar a cabeça, chutar e pular.