casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são os efeitos colaterais adversos do citrato de magnésio?

O citrato de magnésio é um medicamento usado para aliviar os sintomas associados à constipação. Este medicamento, que contém o magnésio mineral que ocorre naturalmente, funciona aumentando a quantidade de água presente no trato digestivo, o que pode ajudar a induzir a produção de fezes. Os pacientes devem discutir os efeitos colaterais adversos do citrato de magnésio com um médico antes de começar a usar este medicamento.

Náusea

Depois de tomar uma dose de citrato de magnésio, os pacientes podem sentir diarréia, cãibras, desconforto no estômago e náuseas, de acordo com Drugs.com, um recurso de informações sobre drogas revisado por pares para os consumidores. A náusea pode ser desconfortável e causar uma diminuição do apetite em alguns pacientes. Pacientes que experimentam náusea grave acompanhada por vômitos enquanto tomam citrato de magnésio devem entrar em contato com um médico imediatamente, pois esses efeitos colaterais sérios podem ser um sinal de overdose de magnésio.

Diarreia

Certos pacientes podem desenvolver diarréia como um efeito colateral de citrato de magnésio, explica a Universidade de Maryland Medical Center, em Baltimore. Se esta medicação puxa muita água para o intestino, os pacientes afetados podem experimentar movimentos intestinais frequentes que produzem fezes aquosas e soltas. A diarréia também pode contribuir para sensações de inchaço, cólicas ou desconforto no abdômen. Episódios prolongados ou severos de diarréia podem causar perda de água no corpo do paciente e levar à desidratação. A desidratação pode causar efeitos colaterais adicionais, como boca seca, tontura ou aumento da sede. Para evitar a desidratação, os pacientes que tomam esta medicação devem beber pelo menos 2 a 3 litros de líquido por dia.

Tontura ou tontura

O tratamento com citrato de magnésio pode causar tontura ou tontura em certos pacientes, adverte Drugs.com . As sensações de tontura podem ser desconfortáveis ​​e podem afetar a capacidade do paciente de ficar de pé ou andar normalmente. Durante episódios de tontura, os pacientes afetados devem permanecer sentados para evitar novas lesões decorrentes de tropeços ou quedas. Se estes efeitos secundários persistirem ou piorarem durante o tratamento com citrato de magnésio, os doentes devem contactar um médico para avaliação e cuidados adicionais.

Dependência

O uso prolongado de citrato de magnésio pode levar à dependência. Pacientes que usam essa medicação por um longo período de tempo podem perder a capacidade de evacuar depois de interromper o tratamento com citrato de magnésio. Se isso ocorrer, os pacientes afetados podem precisar tomar citrato de magnésio para ter um movimento intestinal. Os pacientes que se tornam dependentes deste medicamento devem conversar com um médico o mais rápido possível para obter orientação e cuidados adicionais.