casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Diferenças entre Oxicodona e Oxicodona /APAP

Oxicodona e oxicodona /APAP são cada um só analgésicos narcóticos prescritos, listados como substâncias controladas no cronograma II nos Estados Unidos. Embora contenham um ingrediente ativo comum e um nome similar, os medicamentos rotulados como "oxicodona /APAP" e simplesmente "oxicodona" têm várias diferenças. Estas diferenças fundamentais são essenciais para entender, uma vez que representam a linha de demarcação entre medicações de indicações tremendamente variantes, potência e segurança geral.

Ingredientes A oxicodona é um poderoso membro narcótico da família opióide de drogas, quimicamente relacionado a outros opióides, como codeína, morfina e hidrocodona. APAP é a sigla farmacêutica para uma substância química chamada N-acetil-para-aminofenol - também conhecida como acetaminofeno, um analgésico comum não narcótico e redutor de febre disponível sem receita médica. Se um rótulo de medicação prescrita diz "oxicodona /APAP", significa que o medicamento contém uma combinação do analgésico narcótico e o analgésico paracetamol. Se ele simplesmente lê "oxicodona", então o medicamento é uma formulação do narcótico sozinho.

Diferentes nomes comerciais

Oxicodona /APAP medicações vêm sob uma variedade de nomes comerciais, relatórios MayoClinic.com. Quando um farmacêutico substitui um medicamento genérico por um deles, o rótulo do medicamento mostrará "oxicodona /APAP", acompanhado de uma dose de miligrama para cada um, com a dose de oxicodona listada primeiro. Por exemplo, "5/500" significa que um comprimido contendo 5 mg de oxicodona também contém 500 mg de acetaminofeno. Medicamentos que contêm oxicodona sozinho têm nomes comerciais como Roxicodona e OxyContin, e os formulários genéricos listarão apenas o ingrediente narcótico, oxicodona HCl.

Diferenças de Potência

Medicamentos prescritos que combinam oxicodona e APAP geralmente contêm 325 a 725 mg de acetaminofeno em combinação com quantidades de oxicodona variando de 2,5 a 10 mg, de acordo com o Daily Med. Os medicamentos à base de oxicodona /APAP são freqüentemente prescritos para tratamento de curto prazo de dor leve a moderada, após pequenos procedimentos ortodônticos e cirurgias. As formulações da oxicodona por si só variam muito mais amplamente em potência, desde comprimidos de liberação imediata contendo apenas 5 mg até pílulas de liberação controlada projetadas para liberar lentamente 20, 40 e até 80 mg de oxicodona no sistema. Essas formas de alta potência da oxicodona são geralmente prescritas para controlar a dor crônica devido a doenças nas costas, câncer e ferimentos graves que exigem um alívio da dor poderoso e constante, 24 horas por dia.

Identificando a diferença | nome de formulações de oxicodona e oxicodona /APAP terá seu nome comercial impresso na pílula, muitos genéricos serão difíceis de identificar visualmente. Em geral, as combinações de oxicodona /APAP são comprimidos maiores, oblongos ou redondos, enquanto as pílulas de oxicodona, concentradas ou controladas, tendem a ser menores e redondas. Quando estiver em dúvida se uma pílula é oxicodona /APAP ou oxicodona, é melhor consultar um farmacêutico ou um médico para identificar corretamente a medicação.

Aviso:

Tanto a oxicodona quanto a oxicodona /APAP podem ser um hábito -formando e têm um alto potencial de abuso. Estes medicamentos devem ser usados ​​exatamente como indicado pelo médico prescritor. O álcool deve ser evitado quando se toma um medicamento que contenha oxicodona ou acetaminofeno, pois o álcool interage com ambos os medicamentos e pode causar sérios riscos à saúde.