Todo mês, quase 2 milhões de americanos usam cocaína, informa a Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde. Destes, quase 1,4 milhão atendem aos critérios de dependência ou abuso de cocaína. A cocaína é considerada uma das drogas mais viciantes, o que significa que alguém pode começar a usar cocaína ocasionalmente apenas para descobrir que ela não pode parar quando quiser. A forma mais viciante de cocaína é o crack, que oferece uma pequena explosão de euforia seguida de uma baixa quando a droga passa.
Tenha um coração para o coração
Se o seu amigo lhe confidenciou que ele é viciado em cocaína, você precisa descobrir se ele está disposto a parar de tomar o remédio. Sente-o e converse de coração a coração para descobrir quais são suas preocupações e medos em abandonar a droga. A maioria das pessoas gosta de ser ouvida sem julgamento sobre seus problemas. Você pode usar essa oportunidade para tranquilizar seu amigo que irá apoiá-lo quando ele decidir que ele está pronto para deixar a cocaína.
Endereços Os sintomas de abstinência
Embora o uso de cocaína não cause sintomas de abstinência perigosos, a cocaína é um medicamento difícil de descontinuar por causa dos efeitos colaterais desagradáveis da abstinência. Faça seu amigo confortável, porque ela provavelmente sentirá inquietação, irritabilidade e insônia. Ela também sentirá desejos de usar cocaína novamente, então tenha muitas coisas para distraí-la. Fazer refeições juntas é uma boa ideia, já que ela provavelmente se sentirá bastante faminta à medida que a droga passa. Se você não pode lidar com a sua retirada em casa, entre em contato com um centro de tratamento de drogas para aconselhamento e assistência. Proteger contra a recaída. Ex-usuários de cocaína têm um alto risco de recaída, mesmo que tenham se abstido da droga por algum tempo. Mantenha seu amigo longe de qualquer coisa que o lembre de quando ele estava tomando drogas, porque as memórias associadas ao uso de drogas muitas vezes causam desejos irresistíveis. Ajude-o a evitar lugares onde ele usou drogas e pessoas com quem ele fez drogas. Talvez você possa apresentá-lo a um novo ponto de encontro saudável ou a um novo grupo de amigos.
Recompense seu amigo por fazer bem
A abordagem de reforço comunitário, uma ferramenta usada em serviços de tratamento de drogas, baseia-se no conceito que os toxicodependentes são mais propensos a permanecerem limpos quando são recompensados por serem abstinentes. Você poderia dar a seu amigo um tratamento especial para cada mês que ela fica limpa, como um bom jantar ou uma noitada. Recompensas não precisam custar dinheiro - abraços e palavras encorajadoras também ajudarão a manter seu amigo no caminho da recuperação.