Assemelhando-se a um pequeno arbusto, o sábio russo funciona bem como uma planta de fundação ou na fileira de trás de uma borda de floração. A perene alta tem vários pontos de flor roxa e folhagem cinza-prateada. Começa a florescer no final do verão. A planta de 3 a 5 pés de altura tolera solos secos e calcários, mas pode ser incluída em jardins que requerem rega regular, observa o serviço de Extensão da Universidade do Estado do Colorado. A planta resistente prospera nas zonas 3 a 9, ou todas, exceto nos climas mais árticos ou tropicais.
Edibilidade
Embora o sábio russo não seja agrupado com os sábios culinários, algumas pessoas usam a planta nos alimentos. As flores são comestíveis e ornamentais, tornando-as uma possível decoração comestível para saladas e sobremesas. Tome muito cuidado ao introduzir as plantas em pratos culinários e use-as apenas em pequenas doses como guarnições. Pfag.org classifica seu uso como planta comestível ou medicinal como "muito menor", comparado ao sábio comum, que classifica como muito mais útil em termos de comestibilidade e valor médico.
Outros Sábios Comestíveis
Como o sábio russo, a sálvia comum e outros membros da família de Salvia têm uma utilidade menor como portadores de flores comestíveis. Mais importante, as variedades de sálvia culinárias carregam grandes quantidades de folhas comestíveis, que temperam recheios, carne, queijo e vinagre. Folhas inteiras de sálvia podem até ser fritas como bolinhos incomuns. Sábios culinários incluem sálvia comum, sálvia roxa, sálvia de abacaxi e sálvia. Clary sábio também possui uma fragrância inebriante usada em perfumes e potpourris. As plantas de salva não se orgulham da altura e das espigas púrpuras de floração longa das plantas russas, mas adicionam valor sensorial às suas folhas largas e coloridas e à sua fragrância pungente.
Alternativas
Se você estiver procurando por um mais planta polivalente que se assemelha a sálvia russa, considere lavanda, catnip ou hissopo. De acordo com a autora herbal Lesley Bremness, as três ervas são altas, semelhantes a arbustos e carregam lavanda em flores roxas profundas, dependendo da cultivar. Lavanda e hissopo apresentam uma história mais profunda como plantas comestíveis e medicinais do que o sábio russo mais marginal. Flores de lavanda e folhas são úteis em chás e como um acento antiquado para biscoitos e bolos. Flores de hissopo decoram saladas e infundem para curar chás, enquanto suas folhas são úteis para carnes e acompanhantes de cranberries em saladas de frutas. As folhas de erva-cidreira ou as flores também são usadas tradicionalmente na cura de chás, assim como seu uso mais famoso em brinquedos para gatos.