Airborne é um suplemento alimentar composto por vitaminas e ervas anunciadas como um reforço do sistema imunológico. Uma vez apresentado pela celebridade de programa de entrevistas Oprah Winfrey como um produto "surpreendente" que supostamente previne e trata o resfriado comum, Airborne tem um passado obscuro. Logo depois que este suplemento dietético alcançou um sucesso financeiro insondável, uma ação coletiva foi ajuizada e a Federal Trade Commission reprimiu a empresa por enganar o público.
Airborne decola
Airborne foi criado por Victoria Knight McDowell , uma professora da segunda série e seu marido, Thomas Rider McDowell, um roteirista. O Centro para a Ciência no Interesse Público, ou SCPI, afirma que a linguagem de marketing original da Airborne prometia “impulsionar o sistema imunológico para ajudar seu corpo a combater os germes.” Os clientes foram instruídos a “tomá-lo ao primeiro sinal de um sintoma frio ou antes entrar em ambientes lotados, potencialmente infestados de germes. ”Um artigo de janeiro de 2005 na" Arizona Republic "afirma que o sucesso instantâneo da Airborne foi em grande parte devido à sua promoção no" The Oprah Winfrey Show "em meados de dezembro de 2004.
O site do fabricante afirma que o Airborne contém vitaminas A, C e E, zinco, selênio, manganês, magnésio, riboflavina, aminoácidos e uma "mistura proprietária" de 17 ervas, duas das quais são echinacea e gengibre. Airborne é classificado como um suplemento dietético pela Food and Drug Administration, e como tal não pode fazer reivindicações para prevenir, tratar ou curar qualquer tipo de condição médica, incluindo o resfriado comum.
"Good Morning America"
Ação Legal Contra Aerotransportados
Logo após a ABC arejou o segmento na Airborne, uma ação coletiva foi apresentado contra a Airborne com base em alegações enganosas de que o produto previne, trata e cura resfriados. O requerente foi representado por vários escritórios de advocacia da Califórnia e pelo CSPI. O processo, Wilson versus Airborne, Inc., e outros, foi ouvido em um tribunal federal no Distrito Central da Califórnia e resultou em um julgamento de US $ 23,51 milhões contra a Airborne para cobrir reembolsos de clientes e honorários legais.
O comunicado da Federal Trade Commission de agosto de 2008 indicou que a FTC nomeou os dois McDowell em seu próprio processo, que acrescentou outros US $ 6,5 milhões aos fundos usados para satisfazer a dívida da empresa para enganar os clientes. Lydia Parnes, porta-voz da FTC, disse: "Não há provas confiáveis de que os produtos da Airborne, tomados como indicado, reduzam a severidade ou duração dos resfriados, ou forneçam qualquer benefício tangível para as pessoas que estão expostas a germes em lugares lotados". Hoje - Apesar de um passado conturbado, a Airborne continua no mercado em maio de 2010, embora seus pedidos de publicidade permaneçam dentro das diretrizes legais. O site do fabricante afirma que os "ingredientes-chave do Airborne demonstraram ajudar a apoiar o sistema imunológico de acordo com estudos científicos e revistas médicas". Comprimidos aerotransportados vêm em quatro sabores: laranja, grapefruit, limão e bagas. A Airborne também vende um mix de bebidas "on the go".