Estudos realizados nos últimos 30 anos revelam que os probióticos, que significam “para toda a vida”, diminuem os sintomas da síndrome do intestino irritável e a diarréia e podem prevenir alergias na infância. Esses microrganismos vivos bacterianos também podem aliviar os sintomas de infecções vaginais e infecções do trato urinário, segundo a Harvard Medical School. Os probióticos funcionam quando você aumenta a ingestão de suplementos probióticos ou consome alimentos que contêm bactérias vivas.
Os probióticos mais comuns
Lactobacillus e Bifidobacterium são as bactérias probióticas mais comuns. O gênero Lactobacillus possui 18 cepas de bactérias diferentes, enquanto o gênero Bifidobacterium consiste de oito cepas. Os lactobacilos habitam o intestino delgado e as bifidobactérias vivem no cólon. Estas bactérias amigáveis, também conhecidas como culturas, ajudam as bactérias que já vivem em seus intestinos para quebrar a comida para uma digestão saudável. Os probióticos também podem fortalecer o sistema imunológico.
Alimentos probióticos
O iogurte contém probióticos. Verifique os rótulos de iogurte quando você está selecionando a marca de iogurte. Alguns fabricantes de iogurte adicionam culturas extra de bactérias vivas ao iogurte, bem como frutose ou aromatizantes artificiais. O iogurte feito com leite de cabra tem mais bactérias amigáveis do que os iogurtes feitos com leite de vaca. Kefir é uma bebida probiótica feita a partir de leite de cabra, vaca, ovelha, soja, arroz ou coco. Como o iogurte, o kefir está disponível em muitos sabores. Alimentos probióticos menos conhecidos são chucrute, picles, chocolate escuro, chá de kombucha e tempeh.
Prevenção de Doenças
Probióticos podem ajudar seu sistema imunológico quando você sofre de infecções vaginais. Simplesmente comer 1 xícara de iogurte por dia ajuda a prevenir infecções vaginais. Os antibióticos matam as bactérias boas e más, por isso, se você tomar antibióticos, comer produtos com probióticos ajuda a substituir as boas bactérias do sistema digestivo. Comer alimentos ricos em probióticos também ajuda a prevenir a diarréia e diminui os sintomas de intolerância à lactose ou doença de Crohn. Além disso, você pode tomar suplementos probióticos disponíveis em forma de grânulos, pó ou cápsula.
Precauções Probióticos
Consulte o seu médico antes de tomar qualquer tipo de suplementos, especialmente se você tomar medicamentos prescritos. Se você ingerir mais de 1 a 2 bilhões de probióticos por dia, pode sentir desconforto no estômago e gases. Os receptores de válvulas cardíacas artificiais devem consultar seu médico antes de consumir probióticos devido ao risco de infecções bacterianas.