Bactérias amigáveis que naturalmente residem no corpo promovem a saúde digestiva, estimulam o sistema imunológico e fornecem outros benefícios. "boas" estão prontamente disponíveis como suplementos nutricionais e usá-las podem tratar de preocupações específicas com a saúde, embora na maioria dos casos não exista evidência suficiente para se tirar conclusões definitivas sobre seus benefícios. Embora geralmente seguro para a pessoa média, saudável para tomar, algumas preocupações cercam o uso de probióticos em casos específicos.
Efeitos colaterais
Os probióticos geralmente não causam efeitos colaterais significativos. Levá-los em quantidades maiores pode produzir problemas digestivos, como gases e inchaço, mas geralmente são temporários. A Universidade de Maryland Medical Center observa um relato de caso de um indivíduo que sofre uma reação alérgica grave aos prebióticos, um suplemento semelhante ao probiótico; Este tipo de reação é muito raro, no entanto.
Preocupações para indivíduos com sistemas imunológicos comprometidos Enquanto os probióticos podem oferecer certos benefícios para o sistema imunológico, eles podem realmente fazer mal em indivíduos com imunidade comprometida. Neste caso, os probióticos podem causar infecções. Se você toma drogas que enfraquecem o sistema imunológico, como agentes quimioterápicos ou imunossupressores, ou que têm condições que suprimem sua função imunológica, como o HIV, o uso de probióticos pode fazer mais mal do que bem.
Universidade de Michigan Health System registra nove relatos de casos de indivíduos que tinham comprometimento da função imunológica, contraindo uma infecção fúngica grave após o uso do probiótico S. boulardii.
Preocupações com pacientes com doenças graves