A gravidez coloca muito estresse no corpo feminino. Algumas mulheres tomam alimentos, como o iogurte da marca Activia, que foram suplementados com bactérias especiais conhecidas como probióticos. Essas bactérias podem promover a saúde do trato digestivo e também proteger contra condições como a vaginose bacteriana. Activia é seguro para comer durante a gravidez, mas você deve sempre conversar com seu médico antes de tomar suplementos probióticos.
O que é Activia?
Activia é uma marca de iogurte feito por Dannon que foi suplementado com certos tipos de bactérias, incluindo Bifidobacterium lactis, explica o site da Dannon. Essas bactérias são consideradas probióticas, o que significa que elas são similares às bactérias encontradas naturalmente em seu trato digestivo. As bactérias em Activia são capazes de atravessar o trato digestivo e colonizar os intestinos, onde têm muitos efeitos benéficos.
Probióticos e Digestão
As bactérias em seus intestinos desempenham um papel importante na digestão, metabolismo e imunidade. Consumir alimentos com bactérias probióticas, como Activia, aumenta os níveis dessas bactérias saudáveis em seu intestino, de acordo com o renomado pediatra Dr. William Sears, escrevendo no site Parenting.com. Essas bactérias podem ajudar a impedir que organismos prejudiciais colonizem seu trato digestivo, o que ajuda a prevenir a diarréia. Bactérias probióticas também ajudam a quebrar a comida no intestino e promover a síntese de ácidos graxos de cadeia curta, que são um tipo de gordura que ajuda a manter a saúde e reduz a inflamação.
Probiotics and Vaginosis
Na Organização Mundial de Saúde, alimentos como Activia também podem prevenir uma condição conhecida como vaginose bacteriana. A vaginose bacteriana é causada por bactérias nocivas que colonizam sua vagina. As mulheres com vaginose bacteriana geralmente não exibem nenhum sintoma desse tipo de infecção, mas aumentam o risco de desenvolver complicações durante a gravidez, como endometriose, trabalho de parto prematuro e doença inflamatória pélvica. Consumir alimentos com bactérias probióticas, como Activia, pode eliminar as bactérias nocivas de sua vagina e reduzir o risco dessas complicações na gravidez.
Segurança Não há evidências de que o consumo de Activia ou outros alimentos com bactérias probióticas representa qualquer ameaça para você ou seu feto em circunstâncias normais. Algumas mulheres podem desenvolver gases ou inchaço ao tomar probióticos, mas esses sintomas geralmente diminuem à medida que o trato digestivo se ajusta ao aumento dos níveis de bactérias. Você deve conversar com seu médico antes de adicionar Activia à sua dieta, pois há casos raros de bactérias probióticas entrando no sangue ou infectando válvulas cardíacas, mas isso geralmente ocorre apenas em pacientes com problemas graves de saúde, como um sistema imunológico empobrecido.>