Nervo Olfativo ou Dano Cerebral
Doenças degenerativas, traumatismo craniano e cirurgia podem levar a lesão da via olfatória, levando a anosmia. A doença de Alzheimer, uma doença neurodegenerativa progressiva caracterizada por perda de memória e confusão, pode levar à destruição do bulbo olfatório e das vias olfativas. Anosmia pode ser um dos primeiros sintomas da doença de Alzheimer. A doença de Huntington e a doença de Parkinson, assim como diabetes e esclerose múltipla, também podem causar anosmia. A esquizofrenia, uma doença mental caracterizada por alucinações e delírios, também pode causar anosmia. A lesão na cabeça também pode causar anosmia. Cirurgia cerebral, radiação cerebral, tumores cerebrais ou infecções cerebrais também podem causar anosmia.
Danos no Epitélio Olfativo
O uso de drogas ilegais, como cocaína e anfetaminas, pode causar anosmia, assim como a exposição repetida a produtos intranasais. descongestionantes ou até uso oral de estrogênio. Algumas infecções respiratórias do trato respiratório superior podem causar anosmia, assim como a sinusite crônica e a rinite atrófica. Os tumores também podem danificar o epitélio olfatório, embora isso seja raro. Finalmente, a exposição nasal a toxinas, como cádmio ou manganês, pode causar anosmia.
Obstrução Intranasal
A obstrução do nariz pode levar à perda do olfato. Duas causas comuns de obstrução nasal são rinite alérgica e pólipos nasais. A rinite alérgica, uma reação alérgica ao pólen no ar, pêlos, ácaros e outros irritantes, leva ao corrimento nasal, espirros e falta de cheiro. Pólipos nasais, crescimento de tecido inflamado no interior do nariz, podem levar a sintomas de resfriado e perda do olfato.