casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Alternativas a uma máquina de CPAP

Pressão positiva contínua nas vias aéreas ou CPAP é um tratamento comum para a apneia do sono, um distúrbio do sono no qual a respiração é interrompida durante o sono. O CPAP funciona fornecendo um fluxo constante de ar pressurizado que adere as vias aéreas e permite que você respire suavemente enquanto dorme. É um tratamento seguro, mas pode causar efeitos colaterais irritantes, como irritação da pele, nariz entupido ou entupido ou boca seca. Se o CPAP for muito desconfortável, existem outras opções.

Outras opções de ventilação

As máquinas de pressão positiva de duas vias de nível duplo fornecem ar altamente pressurizado quando você inala e depois diminui a pressão quando expira. Isso aumenta o padrão de respiração enfraquecida de alguns pacientes com apneia do sono. A servo-ventilação adaptativa, ou ASV, funciona monitorando seu padrão respiratório normal durante o sono e depois usando ar pressurizado para regular sua respiração. Algumas pessoas também têm sucesso com uma máscara de oxigênio usada durante o sono.

Drogas

Pessoas cuja apnéia do sono é devida a problemas com os músculos que controlam a respiração, ao contrário de uma obstrução das vias aéreas, podem se beneficiar de medicações que estimular a respiração. Estes incluem acetazolamida, que às vezes é usado para prevenir a apnéia do sono em condições de alta altitude. Às vezes, sprays nasais ou medicamentos de alergia podem ajudar, mantendo as vias aéreas abertas à noite para facilitar a respiração. Aparelhos dentários podem prop abrir as vias aéreas para evitar a apnéia do sono. Esses dispositivos funcionam empurrando a mandíbula para frente para manter as vias aéreas abertas ou impedindo que a língua caia sobre a via aérea. Estes dispositivos são mais propensos a trabalhar para pessoas com apneia do sono leve que não são obesas. Eles precisam ser montados por um dentista ou ortodontista.

Cirurgia

Quando tudo mais falhar, a cirurgia pode abrir as vias aéreas para evitar a ocorrência de obstruções. Existem diferentes técnicas dependendo da causa do problema. Em crianças com apneia do sono, a remoção das amígdalas pode ajudar. Para os adultos, há procedimentos que reduzem o excesso de tecido na boca ou na garganta, seja injetando-o com produtos químicos ou cortando-o.

Mudanças no estilo de vida

Algumas apnéias do sono são causadas pela obesidade porque a gordura no pescoço estreita as vias aéreas. A perda de peso pode reduzir ou mesmo eliminar os sintomas da apnéia do sono para essas pessoas. Álcool e certas drogas como analgésicos, sedativos e relaxantes musculares podem piorar a apnéia do sono porque afetam os músculos que controlam a respiração. Evitar álcool e drogas que afetam a apnéia do sono pode reduzir os sintomas. Fumar também agrava a apnéia do sono para que as pessoas parem para reduzir os sintomas. Dormir de lado, em vez de costas, talvez com a ajuda de almofadas ou dispositivos especiais, pode ajudar a manter as vias aéreas abertas.