A cirurgia é definida pelo "Dicionário Médico" como o "ramo da medicina que se preocupa com ... condições que são passíveis de, ou requerem, procedimentos operativos". Durante uma operação ou procedimento cirúrgico, um cirurgião treinado usa várias ferramentas para manipular os tecidos e órgãos do corpo. Enquanto alguns instrumentos cirúrgicos, como bisturis e agulhas de sutura, são usados para a maioria dos procedimentos cirúrgicos, outros são mais especializados e podem ser usados apenas dentro de um determinado ramo da cirurgia, como ortopedia ou neurocirurgia.
Bisturi
Um bisturi é um instrumento de corte de ponta fina com uma lâmina que permite ao cirurgião exercer o máximo controle enquanto corta os tecidos e é usado para fazer incisões na pele ou outros tecidos. Bisturis estão disponíveis em variedades de aço inoxidável e descartáveis, e em uma variedade de tamanhos. O bisturi é mais comumente usado para fazer a incisão inicial que abre o corpo para a cirurgia.
Tesouras
Tesouras são usadas para cortar tecidos ou outros materiais durante procedimentos cirúrgicos, e vêm em uma variedade de tamanhos e tipos. . Todas as tesouras são classificadas como pontiagudas ou sem corte e retas ou curvas. A tesoura de Mayo pode ser usada para cortar suturas e tecidos pesados do corpo, enquanto variedades menores, como a tesoura Metzenbaum, são empregadas no corte de materiais delicados. Tesouras sem corte são usadas para cortar suturas e curativos.
Fórceps
Cirurgiões usam pinças durante procedimentos cirúrgicos para segurar ou manipular tecidos e para prender os vasos sanguíneos. Os fórceps cirúrgicos são instrumentos com dobradiças, semelhantes no design a tesouras, mas com pontas semelhantes a pinças ou chatas que são usadas para segurar, prender ou mover tecidos durante a cirurgia. Fórceps vêm em três variedades: tecido /fórceps de vestir, fórceps intestinal e hemostatos (usados para prender os vasos sanguíneos). Pinças, como tesouras, podem ser classificadas como curvas ou retas e podem ou não ter pequenos "dentes" nas pontas.
Retratores
Cirurgiões usam retratores cirúrgicos para puxar para trás, manter abertos ou mover tecidos durante cirurgia. Dois tipos de retratores são usados: auto-retenção e manual. Enquanto os retratores de auto-retenção se encaixam, a variedade de mão deve ser mantida no lugar por um assistente durante um procedimento. O desenho dos retratores reflete sua função; os cirurgiões usam retratores pulmonares, espalhadores de costela e retratores de pele, entre outros. O design dos retractores é semelhante à tesoura - um instrumento articulado, mas com pontas ou cordões nas extremidades para agarrar.
Suportes para agulhas
Suportes para agulhas são instrumentos com dobradiças que têm uma inserto de carboneto na ponta para evite escorregar. Eles são usados para segurar a agulha ao costurar os tecidos do corpo, o que proporciona mais controle do que costurar à mão. Os suportes de agulha podem ou não ter também lâminas de corte que podem ser usadas para cortar linhas.