Um médico pode solicitar um tipo de varredura para ajudar a diagnosticar um problema interno. Conforme descrito pelo Colégio Americano de Radiologia e pela Sociedade Radiológica da América do Norte, Tomografia Axial Computadorizada, também conhecida como tomografia computadorizada ou tomografia computadorizada, combina raios X e análise de computador para gerar imagens detalhadas do corpo. Em contraste, uma cintilografia óssea produz imagens de um radiofármaco administrado no corpo por meio de uma câmera especializada.
Como funcionam
Uma tomografia computadorizada faz várias imagens de raio X focalizadas do corpo e as envia para um computador, que as reúne em múltiplas imagens transversais - aparentes "cortes" do corpo.
Uma câmera de varredura óssea detecta uma pequena quantidade de material radioativo injetado no corpo que se acumula em áreas anormais do osso.
Como as digitalizações são realizadas
Para uma tomografia computadorizada, o paciente encontra-se em uma plataforma que se move lentamente através de uma grande máquina de raio-X, geralmente tipo rosquinha. Contraste intravenoso e /ou oral pode ser administrado antes do exame.
Para uma varredura óssea, o paciente é injetado com um marcador de rádio e, em seguida, cerca de duas horas depois fica em uma mesa sob uma câmera especializada por até uma hora.
Como as varreduras são usadas
Os médicos usam exames de tomografia computadorizada para diagnosticar uma ampla variedade de doenças em todas as partes do corpo. Os exames de osso, no entanto, limitam-se ao diagnóstico de doenças específicas do sistema esquelético, como infecções, fraturas, tumores e metástases.
Radiação
As tomografias computadorizadas submetem o paciente a mais radiação do que os exames ósseos. Uma única tomografia geralmente equivale a uma quantidade similar de exposição à radiação que os humanos normalmente adquirem ao longo de três a cinco anos. A exposição à radiação a partir de uma cintilografia óssea é insignificante.
Interpretation
Tanto a tomografia computadorizada quanto a óssea são interpretadas por médicos especializados treinados como radiologistas.