De acordo com a biblioteca nacional da medicina, os suplementos do zinco foram usados pelos egípcios antigos e continuam a ser usados na medicina moderna de hoje. Suplementos de zinco têm centenas de benefícios médicos e são frequentemente prescritos por médicos. No entanto, o zinco também pode ter efeitos colaterais que podem causar mais mal do que bem.
Calafrios e Febre
Ocasionalmente, calafrios e febre ocorrerão quando tomar suplementos de zinco, embora sejam ocorrências raras. Os Institutos Nacionais de Saúde relatam que a febre geralmente se instala quando há uma toxicidade causada pela ingestão excessiva de zinco. No entanto, a febre também pode ser causada por tomar medicamentos ou suplementos que interagem negativamente com a dosagem de zinco. Além disso, tomar muito zinco pode levar a infecções do coração ou de outros órgãos, e a febre pode ser um sinal de infecção grave. A dose de suplemento de zinco para a maioria das pessoas é entre 5 miligramas e 20 miligramas. Se você estiver tomando suplementos de zinco e de repente tiver febre ou calafrios, pare de tomar a medicação e procure orientação médica.
Dor torácica /problemas cardíacos
Os suplementos de zinco têm um efeito colateral de causar azia ou indigestão. Dor no peito também pode ser um sinal de que você teve uma overdose no suplemento de zinco. Ser muito cuidadoso e seguir as recomendações do seu médico sobre a dosagem da condição para a qual você está tomando zinco é fundamental. Em grandes quantidades, tomando uma dose de 100 miligramas regularmente, por exemplo, o suplemento pode levar a problemas cardíacos. Algumas pessoas tiveram uma calcificação de uma válvula no coração quando se toma muito zinco. De acordo com o NIH, altos níveis de zinco foram mostrados para causar complicações do trato urinário. Quando uma pessoa toma altas doses de zinco - acima da dose diária recomendada pelo FDA ou pelo médico - podem ocorrer complicações urinárias, tais como: infecções do trato urinário, retenção urinária. Também pode causar um aumento no acúmulo de cálcio e isso pode levar a pedras nos rins. Algumas dessas condições foram graves o suficiente para causar hospitalização e até mesmo cirurgia. Deve-se tomar cuidado ao usar o zinco se você estiver propenso a infecções do trato urinário e não tomar zinco sem o conselho de um médico se já estiver propenso a pedras nos rins, tiver feito um transplante de rim ou estiver em diálise. O zinco pode interagir com medicamentos para o controle do colesterol. O NIH relata que tomar zinco com lipoproteínas HDL e LDL e triglicérides pode causar uma diminuição dos níveis de colesterol HDL (bom). Além disso, alguns suplementos ou cafeína podem causar a queda da pressão arterial. Também pode haver efeitos colaterais relacionados a medicamentos para o coração, como Captopril e Vasotec, mas ainda há necessidade de mais estudos sobre essa interação. Se você já sofre de uma doença cardíaca, consulte seu médico antes de tomar este suplemento.