Vários métodos de planejamento familiar são anteriores ao surgimento do controle de natalidade moderno. Antes do advento dos preservativos e drogas que alteram hormônios, homens e mulheres utilizavam métodos primitivos para prevenir a concepção. Embora algumas dessas técnicas sejam surpreendentemente eficazes, elas requerem diligência e planejamento cuidadoso. Consulte o seu ginecologista, obstetra, parteira ou outro profissional de saúde para obter mais informações sobre essas técnicas contraceptivas tradicionais.
O método mais eficaz de contracepção é a abstinência total da relação sexual heterossexual. Como técnica contraceptiva, a abstinência é, em última análise, 100% efetiva e oferece proteção adicional contra infecções sexualmente transmissíveis. Embora os casais que usam essa técnica de planejamento familiar possam se engajar em outras formas de contato sexual, a maioria acha difícil se abster completamente do coito.
Retirada do Método
Também conhecido como coito interrompido ou "arrancar", a abstinência O método é uma das técnicas de planejamento familiar mais antigas do mundo. De acordo com MayoClinic.com, a retirada impede a concepção, impedindo que o esperma entre na vagina. Para que a retirada funcione efetivamente, o homem deve retirar totalmente o pênis da vagina de seu parceiro antes de ejacular. No entanto, esse método não é completamente eficaz; espermatozóides podem vazar se a retirada for incorretamente programada. Em alguns casos, espermatozóides viáveis também podem aparecer no fluido pré-ejaculatório, levando a uma gravidez não planejada. O método do ritmo é também conhecido como o método do calendário; funciona prevendo os dias em que a mulher é mais fértil. Para usar essa técnica, a mulher deve traçar sua história menstrual por vários meses, a fim de antecipar as datas em que ela está ovulando. De acordo com MayoClinic.com, as mulheres que usam esta técnica devem abster-se de sexo desprotegido nos dias em que ela é mais fértil. O método do ritmo pode ser um pouco eficaz, mas requer cuidadoso registro e aderência diligente à técnica.
Método do muco cervical
Como o método do ritmo, o método de planejamento familiar do muco cervical funciona pela previsão do dias em que uma mulher é mais fértil. Durante a ovulação, a consistência das secreções cervicais mudará para acomodar a concepção. Uma mulher pode determinar seu nível de fertilidade documentando consistentemente a cor, textura e consistência de seu muco vaginal. O método do muco cervical é confiável somente se a mulher estiver intimamente familiarizada com seu próprio corpo e se o casal consistentemente usar outras técnicas contraceptivas durante os dias férteis.