casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

A Importância da Comunicação Terapêutica na Saúde

A qualidade de um relacionamento terapêutico depende da capacidade do profissional de saúde de se comunicar de forma eficaz. O termo "comunicação terapêutica" é frequentemente utilizado no campo da enfermagem; no entanto, o processo não se limita à enfermagem. Outros profissionais de saúde, amigos e familiares de um paciente podem implementar as estratégias de comunicação de maneira terapêutica. A troca terapêutica ideal proporciona ao paciente a confiança de desempenhar um papel ativo em seu cuidado.

Facilita a Autonomia do Cliente

Técnicas terapêuticas de comunicação, como a escuta ativa, inferem autonomia ou independência no paciente ou cliente. Em vez de fazer suposições sobre o cliente que é quase um estranho, o profissional de saúde facilita a expressão terapêutica. O cliente, idealmente, ficará mais confortável compartilhando informações potencialmente difíceis. O papel do profissional de saúde é, então, usar essa informação para ajudar o cliente a investigar melhor seus próprios sentimentos e opções. No final, o cliente ganha mais confiança na tomada de decisões em relação ao seu cuidado.

Cria um ambiente de não julgamento

Talvez a característica mais importante de um relacionamento terapêutico seja o desenvolvimento da confiança. Confiança facilita a comunicação construtiva; Também incentiva a confiança e autonomia. Não julgar é necessário na comunicação verbal e não verbal. As pessoas são muito hábeis em identificar dicas não-verbais que podem comunicar algo muito diferente do que é dito.

Fornece ao profissional uma visão holística de seu cliente

Um indivíduo geralmente não existe sem uma rede de família, amigos e profissionais de saúde. A comunicação terapêutica enfatiza uma visão holística de uma pessoa e sua rede de pessoas que fornecem apoio. A perspectiva individual de uma pessoa em relação à sua saúde e vida é vista através de uma lente construída a partir do contexto de suas experiências. Essas experiências não podem ser ignoradas quando se comunica de maneira terapêutica. Dentro do relacionamento terapêutico, o indivíduo está aprendendo as habilidades de comunicação com outras pessoas em sua vida, idealmente também melhorando essas relações.

Reduz o risco de influência inconsciente pelo profissional profissional

É da natureza humana querer inferir alguma parte de você em uma interação; entretanto, para que ocorra a comunicação terapêutica, é importante moderar sua influência. A comunicação terapêutica requer a manutenção de uma consciência aguda do que está sendo dito, bem como de qualquer sinal não-verbal. Comunicar que você está aberto para ouvir o que uma pessoa tem a dizer ao dobrar os braços cria confusão e inconsistência que podem prejudicar uma interação saudável. Esteja ciente do seu tom de voz e de quaisquer reações.