Nem todo pedido de divórcio resulta em um decreto de divórcio. Às vezes, as partes retiram o divórcio antes de um juiz emitir uma decisão. Os divórcios são ações judiciais e, como todas as ações judiciais, começam com a apresentação de documentos específicos, geralmente chamados de petição ou reclamação. Enquanto as leis do divórcio e do processo civil diferem de estado para estado, todos os estados permitem que você retire sua petição de divórcio desde que você cumpra certas condições.
Converse com seu advogado sobre a retirada de sua petição. As regras e procedimentos para retirar ou dispensar sua moção de divórcio variam entre jurisdições, e seu advogado saberá como proceder em seu caso.
Entre em contato com o secretário do tribunal. Se você não estiver representado por um advogado, entre em contato com o secretário do tribunal civil do condado onde você entrou com sua petição de divórcio e pergunte como pode retirar ou arquivar seu caso. Alguns tribunais exigem que você arquive tipos específicos de documentos, enquanto outros podem permitir que você compareça pessoalmente perante o juiz e peça para que seu caso seja indeferido.
Solicite uma denúncia. Você pode retirar uma petição de divórcio a qualquer momento antes de um juiz entrar com um decreto de divórcio. Se você apresentou a petição original, e seu cônjuge não apresentou uma resposta, você pode retirar a petição sem ter que concordar com o seu cônjuge, de acordo com o "Dispensar o Pedido de Dissolução do Casamento" da Northwest Justice Project ( Divórcio)." Normalmente, você deve apresentar uma moção para demitir com o tribunal, embora as leis do seu estado possam exigir algo mais.
Sirva o movimento. Assim como o pedido de divórcio, você deve notificar seu cônjuge de que você arquivou documentos no tribunal. De acordo com o Instituto de Informações Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Cornell, isso é chamado de serviço de processo. Certifique-se de que você atende corretamente a moção para dispensar seu cônjuge, de acordo com o serviço do seu estado de leis processuais.
Entre em contato com seu cônjuge e peça a ela uma demissão. Às vezes pode ser necessário que ambas as partes rejeitem um processo de divórcio. Por exemplo, de acordo com o Condado de Oskaloosa, Flórida, funcionário do site do Tribunal de Circuito, você e seu cônjuge devem voluntariamente dispensar um processo de divórcio.
Dica
> Entre em contato com a associação de barras do seu estado se você não tiver um advogado e não puder pagar por um. Pergunte quais serviços estão disponíveis para serviços jurídicos indigentes. Você pode ser capaz de obter assistência jurídica gratuita ou proporcional de uma Sociedade de Assistência Jurídica de advogado pro bono.
Advertências
Sempre fale com um advogado primeiro. Não apenas você deve garantir que você tome as medidas certas ao retirar sua petição, mas também deve ter certeza do impacto que esse ato tem sobre você e seus direitos. Apenas um advogado está qualificado para lhe dar aconselhamento jurídico sobre o seu caso em particular.