Deixar um marido abusivo pode ser extremamente difícil e até perigoso. De fato, as mulheres que deixam seus agressores são 75% mais propensas a ser gravemente feridas ou mortas por seus parceiros do que as que ficam, de acordo com um estudo da Coalizão Nacional contra a Violência Doméstica. Se você precisa deixar um marido abusivo, é essencial ter um plano.
Proteja-se enquanto está se preparando para ir embora. Prepare-se para uma fuga rápida quando você tem medo de um episódio de violência. Fique longe de cômodos onde você possa ficar preso, como o banheiro, e evite quartos onde haja itens que possam ser usados como armas, como a cozinha, sugere o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Deixe um amigo, membro da família, médico ou enfermeira de confiança saber da sua situação e de que você está planejando sair. O Center for Relationship Abuse Awareness sugere o uso de uma palavra de código para que um amigo ou membro da família saiba se você está em perigo imediato.
Comece a coletar itens essenciais que você precisa levar consigo; arrumar uma mala. Deixe sua mala na casa de um amigo de confiança, aconselha o Dr. Phil em seu artigo "Um Plano de Ação de Saída: Diretrizes para Abandonar um Abusivo Relacionamento". Embale documentos importantes, como cartões de identificação, informações de conta bancária, certidões de nascimento, títulos de carro, registros de saúde, documentos de imigração e quaisquer registros que você tenha provado o abuso. Inclua medicamentos, cartões de crédito, conjuntos extras de chaves e qualquer dinheiro que você puder separar, diz o Centro de Conscientização sobre Abuso de Relacionamento.
Escolha um horário para sair e praticar seu plano de fuga . Planeje fazê-lo quando seu marido geralmente está fora de casa ou quando você costuma fazer recados sozinho. Faça arranjos para ficar com um amigo que seu marido não conheça ou localize o abrigo de mulheres agredidas mais próximo para que você tenha um lugar para ir, dia ou noite, sugere o Centro de Conscientização sobre Abuso de Relacionamento. Você pode ter que fugir de repente.
Prepare-se para o rescaldo de deixar um marido violento. Obter uma ordem de proteção de emergência, que pode entrar em vigor imediatamente e dura de cinco a sete dias para dar-lhe tempo para pedir uma ordem de restrição, aconselha o site Womens Law. Ordens de restrição podem forçar seu marido a deixar sua residência mútua e até mesmo tornar ilegal que ele entre em contato com você por telefone, observa a Lei das Mulheres. De acordo com a Linha Nacional de Violência Doméstica, as autoridades locais devem ter sua ordem de restrição arquivada, mas você deve ter uma cópia com você em todos os momentos em caso de erro administrativo. Mude as travas da sua casa e veículos, e considere instalar uma segurança melhor, como barras nas janelas e portas de metal, sugere o Center for Relationship Abuse Awareness.
Dica
Vamos seus vizinhos e segurança em seu local de trabalho saibam sobre seu marido abusivo, para que eles saibam que devem vigiá-lo e chamar a polícia se ele aparecer.
Advertências
Se você tem filhos, sua fuga pode ser muito mais complicado por causa de leis complexas relativas à custódia. Peça a um conselheiro de abuso que ajude a encontrar um advogado especializado em casos de custódia de abuso para aconselhá-lo sobre as melhores maneiras de manter seus filhos seguros.
Coisas necessárias
Documentos necessários e documentos
Ordem de proteção
Ordem de restrição