Para muitos bebês, o cereal de arroz fortificado com ferro é a primeira introdução a alimentos sólidos. Uma grande razão para isso é que o cereal fortificado com ferro ajuda a reduzir as chances de deficiência de ferro, já que as reservas de ferro começam a se esgotar na mesma época em que o bebê começa a ingerir alimentos sólidos. No entanto, existem muitas outras opções a considerar que podem facilitar a entrada do bebê em sólidos sem o risco de uma deficiência de ferro. Fale com o pediatra do seu bebê para determinar os melhores alimentos para as necessidades do seu filho.
Leite materno e fórmula
Se o seu bebê é alimentado com fórmula e ainda recebe 24 a 36 onças de fórmula fortificada com ferro por dia, ele não deve precisar de ferro extra em sua dieta, para que você possa iniciá-lo em qualquer alimento sólido adequado à idade que você goste. Da mesma forma, o leite materno contém ferro suficiente para sustentar um bebê amamentado exclusivamente, por isso, se seu filho ainda for amamentado principalmente, ele pode estar recebendo ferro suficiente do seu leite. À medida que aumenta o nível de sólidos e diminui a quantidade de leite materno ou fórmula, você terá que adicionar outros alimentos ricos em ferro à dieta do seu bebê.
Carne e Ovos
Alguns pais iniciam um bebê diretamente em alimentos integrais ou purê, ignorando totalmente o cereal do bebê. Carne e aves são excelentes fontes de ferro e podem ser purificadas para se adaptarem à capacidade de alimentação de um bebê sem dentes. As gemas de ovos são outra boa fonte de ferro, e eles são fáceis de amassar com um garfo quando cozidos.
Legumes e Frutas
A abundância de legumes e frutas tem ferro e são adequados para bebês. Purê de batata-doce é um vegetal de alto teor de ferro que é frequentemente servido como um alimento para bebês. Brócolis, espinafre, couve e aspargo também contêm ferro e podem ser cozidos e polvilhados juntamente com uma pequena quantidade de arroz. As frutas secas geralmente não são seguras para um bebê quando servidas inteiras porque são um risco de asfixia, mas você pode purê de ameixas ou damascos com arroz integral e uma pequena quantidade de melaço para uma comida caseira para bebês com bastante ferro. Se o consumo de ferro primário do seu bebê vem de frutas e legumes, certifique-se também incluir alimentos ricos em vitamina C em sua dieta, porque a vitamina C ajuda o corpo a absorver melhor o ferro de plantas. Suplementos
Suplementos de ferro são outra opção para bebês que não conseguem ferro suficiente, mas raramente são necessários em bebês saudáveis a termo. Dar a uma criança um suplemento de ferro quando ele não precisa de um pode aumentar os níveis de ferro para um nível perigoso, então dê suplementos de ferro somente se o médico do seu bebê os tiver prescrito.