casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Como verificar um pulso femoral em um recém-nascido

Um exame de rotina de um recém-nascido inclui a verificação do pulso femoral ou a batida do coração, pressionando a artéria na virilha. Este teste pode ser o primeiro sinal de um grave problema circulatório, conhecido como coarctação, ou interrupção da aorta torácica. A artéria femoral começa no baixo-ventre e continua abaixo de cada coxa. Segundo a National Nursing Review, o exame físico de um recém-nascido deve ocorrer dentro de 12 horas após o nascimento, quando a condição do bebê estiver estabilizada, para detecção precoce de sérios problemas circulatórios.

Posicione o bebê em um local seguro e retire a fralda para expor sua virilha de ambos os lados. Coloque um grande relógio com um ponteiro de segundos à vista. Ajuste o relógio para que você possa lê-lo facilmente sem ter que segurá-lo em suas mãos.

Encontre o pulso femoral do recém-nascido em sua virilha. O pulso femoral está localizado a meio caminho entre as duas proeminências ósseas entre o osso púbico e a crista do osso do quadril. Profissionais médicos chamariam a área de ligamento inguinal próximo ao ponto médio entre a sínfise púbica e a crista ilíaca.

Aplique uma leve pressão com as pontas do seu dedo indicador e médio das duas mãos ao pulsos femorais. Sinta os dois lados do pulso femoral do recém-nascido ao mesmo tempo para poder compará-los. Ambos os lados devem ter pulsos iguais e fortes. Pulso diminuído geralmente significa baixo débito cardíaco ou vasoconstrição ineficaz. Pulsos fracos ou desiguais indicam possível interrupção da aorta torácica ou outros problemas circulatórios.

Comparar o pulso femoral com o pulso radial do recém-nascido. Localize o pulso radial do bebê na parte interna do pulso, logo abaixo do polegar. Aplique uma leve pressão com as pontas dos dedos indicador e médio no pulso radial ao mesmo tempo em que aplica pressão no pulso femoral. Você deve sentir o pulso femoral antes de sentir o pulso radial. Pulsos femorais atrasados ​​ou enfraquecidos em comparação com pulsos radiais indicaram possível coarctação da aorta do bebê.

Conte o número de batimentos cardíacos em 30 segundos. Multiplique o resultado por dois para aprender o pulso do recém-nascido. Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina, o pulso de um recém-nascido deve ser de 70 a 190 batimentos por minuto. Um bebê adormecido tem pulso menor que um bebê chorando, mas um recém-nascido deve sempre ter pulsos femorais. Acompanhar pulsos femorais ausentes ou anormais com ecocardiograma e cateterismo cardíaco para confirmação da coarctação. Para melhores resultados, verifique o pulso do recém-nascido quando ela está em um estado calmo e repita as medidas na mesma hora todos os dias.

Guarde a fralda do bebê e lave as mãos.