casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Estratégias Eficazes Para Desafiar Comportamento Agressivo

Quando se deparar com uma pessoa agressiva, seu instinto pode ser virar e correr, mas infelizmente isso nem sempre é a coisa certa a fazer. Ao familiarizar-se com algumas técnicas simples para desarmar o comportamento agressivo, você pode ajudar a si mesmo e aos outros a evitar conflitos e violência. Essas técnicas são úteis se você estiver lidando com agressão em casa, no local de trabalho ou em um lugar público.

Aja sob controle

Mesmo se você se sentir ansioso ou assustado quando confrontado com uma pessoa agressiva, ela a impressão de que você está confiante e no controle de suas emoções e da própria situação. Se ela captar sua ansiedade, ela pode se sentir mais ansiosa, o que pode aumentar sua resposta agressiva, adverte a Associação Nacional de Assistentes Sociais.

Adote uma abordagem calma -

O Instituto de Prevenção de Crises recomenda a abordagem do pessoa agressiva de uma forma calma e falando com ele respeitosamente, mantendo o tom da sua voz baixa. Se você não o conhece, apresente-se. Pergunte a ele o que você pode fazer para ajudar. Mantenha uma atitude sem julgamento em todos os momentos e concentre 100% de sua atenção nele. Deixe-o falar sem interromper e só fale quando ele terminar. Reconheça como ele está se sentindo. Lembre-se de que seu objetivo é acalmá-lo, não necessariamente para dar sentido à maneira como ele está agindo.

Use a linguagem corporal

A linguagem corporal pode ajudar a desarmar o comportamento agressivo, diz a Associação Nacional de Assistentes Sociais. Mantenha contato visual neutro com a pessoa agressiva, mas não faça parecer que você está olhando. Deixe seu olhar cair de vez em quando. Mantenha seu rosto relaxado, mas não sorria. se ela pensa que você está rindo dela ou fazendo pouco caso da situação, ela pode se tornar ainda mais agressiva. Use linguagem corporal aberta: não cruze os braços ou gesticule em direção a ela com algo que possa ser percebido como uma arma. Fique a uma distância segura dela e fique atento à saída mais próxima possível, caso precise ir embora.

Trabalhe rumo a uma solução

Espere que a pessoa agressiva se acalme. Explique as conseqüências do comportamento agressivo de forma respeitosa, mas firme, diz a Associação Nacional de Assistentes Sociais. Sugira maneiras em que a situação possa ser resolvida sem conflitos. Dê à pessoa mais de uma opção, para que ele tenha algum controle sobre a situação. Por exemplo, você pode dizer: "Vamos dar um passeio para tomar ar fresco" ou "Gostaria que eu contatasse um amigo para dar uma carona a você?"