Quando as pessoas pensam em valentões, geralmente pensam em crianças em idade escolar no playground, mas o bullying não desaparece quando você se torna adulto. De acordo com a Campanha Contra o Bullying no Local de Trabalho, até um em cada seis trabalhadores americanos foi intimidado no trabalho por um chefe ou colega de trabalho. O bullying pode abalar sua confiança e deixá-lo estressado com as atividades que normalmente você gostaria de ter, então saber como parar um valentão adulto é uma habilidade importante.
Preste atenção aos padrões e planeje de acordo. Se seu chefe é sempre um valentão antes da reunião mensal de vendas ou a secretária da escola não pode parar de cutucar na sexta-feira, tente evitar cruzar caminhos com o valentão mais do que o necessário durante esses momentos.
Fale por si mesmo. Se alguém está gritando com você ou depreciando você, é difícil se livrar do choque e falar, mas você deveria. Diga calma e claramente: "É realmente difícil para mim processar o que você está dizendo quando está falando comigo desse jeito. Vamos nos acalmar e conversar sobre isso em alguns minutos". Então vá embora.
Enfrente o valentão em particular. Os valentões tendem a jogar para um público, então se você tentar falar com eles na frente de outra pessoa, você pode não conseguir os resultados que deseja. A exceção: se você está preocupado que a situação pode se transformar em violência física, sempre verifique se você tem uma testemunha presente.
Seja específico sobre o que o agressor está fazendo. Não diga apenas "Pare de me intimidar", porque isso é fácil de ignorar. Diga "Eu não gosto que você me interrompa em todas as reuniões" ou "Não é bom você gritar comigo e me insultar na frente das pessoas que trabalham comigo".
Inscrever ajuda, se você precisar. Se os seus esforços para encorajar a mudança não funcionarem e o comportamento do valentão for óbvio para outras pessoas, recrute alguns deles para se juntarem a você para conversar com o valentão sobre o problema.
Don ' Não tome isso pessoalmente. Se nada funcionar e a pessoa continuar a intimidá-lo, lembre-se de que o valentão é apenas um valentão e ignora os insultos. Se você puder descartar a atividade ou o projeto, faça isso. Se você não puder, concentre-se na tarefa em mãos e desligue o máximo que puder.
Dica
Se o seu chefe ou colega de trabalho for um valentão, considere falar para o departamento de recursos humanos da sua empresa.
Aprenda habilidades de assertividade para tornar mais fácil para você enfrentar o valentão adulto em sua vida.